O líder da Tesla (e da SpaceX) teve um “timing” questionável, tendo em conta a pressão que a empresa tem sentido nos mercados nas últimas semanas. Mas isso não demoveu o empresário Elon Musk de recorrer ao Twitter para anunciar que a empresa tinha acabado de abrir falência.

Elon Musk começou por avisar que estavam iminentes “notícias importantes dentro de algumas horas” e, finalmente, anunciou na rede social que a Tesla tinha acabado de entrar num processo de proteção contra credores, ou seja, uma insolvência gerida pelo tribunal.

Com o aspeto de um “take” de agência noticiosa, a mensagem de Elon Musk adiantava que “apesar de esforços intensivos para angariar dinheiro, incluindo uma venda, em desespero, de Ovos da Páscoa, lamentamos noticiar que a Tesla está completa e totalmente falida. Está tão falida que vocês nem acreditam”.

Elon Musk não se ficou por aí, continuando a piada com uma imagem em que o empresário aparece pretensamente desmaiado ao lado de um Tesla com um letreiro a dizer “Falido”.

As ações da Tesla abriram a cair 6% e as obrigações também sob pressão. A piada de 1 de abril não terá ajudado mas a realidade é que a empresa tem estado sob pressão nos mercados, nas últimas semanas, com receios sobre a sustentabilidade financeira da Tesla, bem como as notícias sobre o acidente por um carro da Tesla, em condução autónoma, na Califórnia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR