Síria

Estados Unidos devem anunciar novas sanções contra a Rússia esta segunda-feira

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".

Nikki Haley anunciou novas sanções em entrevista à CBS

JUSTIN LANE/EPA

Os Estados Unidos devem anunciar esta segunda-feira um novo pacote de sanções contra a Rússia. Em entrevista à CBS, a embaixadora norte-americana nas Nações Unidas revelou que o Secretário do Tesouro deverá “anunciar as sanções esta segunda-feira, se já não o fez, e serão direcionadas para todas as empresas que lidaram com equipamento relacionado com Assad e o uso de armas químicas”.

Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos levados a cabo na sexta-feira (madrugada de sábado em Portugal) serviram para “enviar uma mensagem forte” que visa colocar um fim no “programa de armas químicas”.

Queríamos que os amigos deles [da Síria], o Irão e a Rússia, soubessem que também vão sofrer consequências. O nosso objetivo é enviar uma mensagem muito forte a Assad e aos amigos dele: nós não vamos continuar a vê-los utilizar armas químicas no seu próprio povo”, garantiu Nikki Haley.

Já a Rússia, por seu lado, condenou os bombardeamentos dos Estados Unidos, França e Reino Unido e pediu uma reunião de emergência do Conselho da Segurança da ONU. Tanto Moscovo como Damasco afastaram os rumores de um novo ataque químico e consideraram-no um pretexto utilizado por Washington e os seus aliados para despoletar a ação militar.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)