À primeira vista, a imagem apresenta um padrão com linhas pretas e brancas que formam retângulos. Mas a imagem esconde 16 círculos que não são imediatamente visíveis.

Criada por Anthony Norcia, a “Ilusão dos Caixotões” — assim apelidada por se assemelhar aos caixotões (painéis com relevos) de madeira que são usados na decoração de alguns tetos — foi uma das 10 finalistas do concurso ‘Melhor Ilusão Ótica do Ano” em 2006. A figura tornou-se viral na plataforma Reddit, depois de ter sido publicada a 10 de agosto.

A partir da forma assinalada é mais fácil identificar os restantes círculos. No total são 16.

De acordo com Norcia, investigador do Smith Kettlewell Eye Research Institute, a ilusão ocorre porque o cérebro humano está programado para identificar formas. Neste caso, as evidências das formas circulares chocam com as linhas mais carregados e delimitadas — e por isso mais evidentes numa primeira observação — sugerem formas retangulares.

“A ilusão opõe pistas de segmentação ao que parece ser uma predisposição muito forte para interpretar a imagem como uma série de ‘caixotões’ de estruturas tridimensionais com limites fechados. (Um cofre é um painel decorativo afundado.) A predisposição parece envolver presunções tanto de fechamento como de sombras da forma”, pode ler-se na submissão da imagem ao concurso de 2006.

Numa primeira mostra, Anthony Norcia expoôs 100 pessoas a esta imagem. Em média, os participantes do estudo demoraram 45 segundos a identificar os círculos. Alguns conseguiram visualizar a ilusão entre 10 a 15 segundos, mas outros demoraram mais do que a média e necessitaram de dicas mais explicitas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR