Como manchar um combate em apenas alguns segundos — este poderia ser o título alternativo do duelo entre Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor. O russo acabava de fazer história ao bater o irlandês, com uma submissão ao quarto assalto, revalidando o título de pesos leves e mantendo a invencibilidade na carreira, com um saldo de 27 vitórias em igual número de combates. Mas tudo ficou estragado num ápice.

Nurmagomedov tinha acabado de vencer e, quando menos se esperava, toda a aparente calma que lhe traça o perfil esfumou-se em instantes. O russo dirigiu algumas palavras a McGregor, virando-se depois para Dillon Danis, treinador de jiu-jitsu do rival. Mas tudo ganhou contornos de batalha campal quando o russo saltou do octógono em direção ao público para se travar de razões com Danis — terminando em pancadaria. Enquanto o lutador estava fora do ringue, os membros da equipa de Nurmagomedov saltaram para o octógono para agredir o irlandês.

O combate, antecipado durante meses, terminava da pior maneira. Conor McGregor foi levado para os bastidores escoltado por uma multidão, enquanto, no palco do duelo, se gerou um impasse. Nurmagomedov queria levar o cinturão para casa, mas Dana White, presidente do UFC, não lhe fez a vontade. “Se te ponho este cinturão, vais-te magoar”, disse-lhe. E o lutador russo acabou mesmo por se tornar uma espécie de rei sem trono — o vencedor foi anunciado sem pompa nem glória, já recolhido aos bastidores (escoltado pela polícia) e depois de ser atingido por vários objetos atirados pelo público em fúria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois lutadores acabaram por ser retirados do recinto pela polícia. (Getty Images)

Duelo de opostos e Nurmagomedov na sua praia

Nurmagomedov foi o primeiro a cruzar a porta do T-Mobile Arena, de roupa desportiva cinzenta, passo lento e pachorrento — ensaiando dois murros no ar. Na cabeça, trazia a famosa peruca loura com que se apresenta em público — que, em bom rigor, é antes um chapéu típico de Dagestão, a terra-natal do lutador, no sul da Rússia, e feito de lã de ovelha. Atrás dele chegava McGregor, de fato e gravata, como de costume, acompanhado da mulher e do filho, num carrinho de bebé.

Até na maneira como entraram em ringue havia diferenças. McGregor entrou com o tronco tatuado à mostra, tapado apenas pela bandeira irlandesa, pousada sobre as costas. Ao subir ao octógono, a maior estrela do UFC levantou os braços e ouviu o grito do público, antes de pisar o terreno do combate, com uma ginga de corpo e expressão altiva. Mais discreta a entrada de Nurmagomedov, que caminhou ao som de uma música pausada, com uma expressão serena e impenetrável, apenas entrecortada por algumas orações muçulmanas. Este não era apenas um duelo pelo título de pesos leves. Era um duelo de estilos e personalidades aparentemente opostos.

O russo defendia o cinturão, que ganhou sem nunca enfrentar McGregor — o irlandês tinha perdido o título depois de quase dois anos de inatividade. Mas, mais do que isso, Nurmagomedov defendia um registo imaculado de 26 vitórias na carreira para zero derrotas, enquanto McGregor tinha um registo estatisticamente inferior: 21-3. Números que podiam, em teoria, dar uma ligeira vantagem ao russo — até mesmo pelo longo período sem combater do irlandês — mas que, ainda assim, deixavam tudo em aberto para o aguardado duelo.

No primeiro assalto, McGregor procurou a sua zona de conforto, tentando desferir golpes em pé, mas logo Nurmagomedov lhe atacou as pernas, levando-o ao chão. Ali ficaram, com o irlandês a a ser bloqueado na cintura e a ver frustradas as suas tentativas de atingir o adversário. Khabib executava o seu plano sem mácula, chegando mesmo a surpreender, no segundo assalto, com uma direita bem esticada na direção de McGregor. O irlandês desequilibrou-se e acabou por ser, uma vez mais, derrubado. Desta vez, o russo foi mais agressivo, com uma sequência de esquerdas e direitas que trouxeram sangue ao rosto do rival. Ainda assim, ‘The Notorious’ terminou o round a sorrir.

Ao terceiro, McGregor, já com algum cansaço, ainda evitou ser derrubado por duas vezes e conseguiu desferir, finalmente, alguns golpes que fizeram mossa ao russo. Mas foi sol de pouca dura. No minuto final, Nurmagomedov partiu novamente para a luta corpo a corpo, levando McGregor contra a grade — impedindo-o de reagir. Estava a aproximar-se a decisão, que viria ao quarto assalto, quando Khabib, à primeira oportunidade, voltou a empurrar o duelo para a grade onde, com um mata leão, imobilizou McGregor, que não teve alternativa a não ser bater com a mão e em sinal de desistência.

Nurmagomedov acabava de derrotar ‘The Notorious’ e escrever mais um capítulo de história na sua carreira. Mas também mostrava que todas as trocas de palavras, guerras nas redes sociais e provocações dos últimos meses deixaram mossa. Este foi o dia em que a rivalidade foi longe demais.