Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 10
  • Bom dia,

    este liveblog termina por aqui. Obrigado por nos ter seguido. Pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos da pandemia da Covid-19 num novo liveblog ao longo desta terça-feira.

    China sem mortos há três semanas e apenas um infetado nas últimas 24 horas

  • Segurança Social recebeu 80.560 pedidos de subsídio de desemprego durante o estado de emergência

    Durante o período em que Portugal esteve em estado de emergência, de 18 de março a 3 de maio, a Segurança Social recebeu 80.560 pedidos de subsídio de desemprego, segundo dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

    Segurança Social recebeu 80.560 pedidos de subsídio de desemprego durante o estado de emergência

  • Reino Unido vai controlar a Covid-19 com uma app. E ilha inglesa será a cobaia

    A app vai permitir registar anonimamente os utilizadores que estiveram em contacto próximo uns com os outros. Se uma pessoa ficar infetada, será mais fácil detetar todas as outras com quem esteve.

    Reino Unido vai controlar a Covid-19 com uma app. E ilha inglesa será a cobaia

  • De Nicarágua à Alemanha, o que se passa lá fora

    • Em Nicarágua, o governo garante que não há transmissão local comunitária do SARS-CoV-2, mas os hospitais têm registado surtos de insuficiências respiratórias agudas e pneumonias atípicas. O presidente afirma que o sistema de saúde está a conseguir fazer frente à Covid-19 e a vice-presidente agradece a Deus pela contenção. No entanto, os documentos provam que muitas mortes estão a ser consideradas “indeterminadas”.
    • O Egito está a reestruturar o turismo na esperança de um regresso à normalidade. Alguns locais turísticos, hotéis, museus, spas e alguns voos já começam a ser permitidos, mas não podem ultrapassar os 25% de capacidade. Os hotéis não têm mesas de buffet e os clientes só podem escolher comida através de opções a la carte.
    • A Alemanha vai prolongar os controlos das fronteiras pelo menos até 15 de maio. A decisão é válida tanto para o tráfego aéreo como para o marítimo e terrestre e expande uma medida de contenção que terminaria na terça-feira. Por enquanto, as fronteiras só permanecerão abertas para a passagem de mercadoria e de cidadãos que trabalhem ou vivem nos países vizinhos da Alemanha.
    • No sentido contrário, Israel está a acelerar o desconfinamento. A partir de quinta-feira, as principais restrições de movimento vão ser levantadas, apesar de se manterem os conselhos de distanciamento físico entre as pessoas. Os cidadãos terão liberdade de movimentos e poderão até visitar os membros dos grupos de risco, incluindo os idosos. Poderá haver ajuntamentos com até 20 pessoas.

  • Contratos de jogadores "automaticamente prorrogados" até final da I Liga

    Os contratos dos futebolistas e treinadores dos 18 clubes da I Liga portuguesa de futebol serão “automaticamente prorrogados” até final da competição e da final da Taça de Portugal.

    Contratos de jogadores “automaticamente prorrogados” até final da I Liga

  • PR promulga redução do IVA na compra de máscaras e gel desinfetante

    O Presidente da República promulgou o decreto do parlamento que diminui para a taxa reduzida o IVA aplicado à compra de máscaras de proteção respiratória e gel desinfetante.

    PR promulga redução do IVA na compra de máscaras e gel desinfetante

  • OMS nega ter ignorado avisos sobre transmissibilidade entre humanos

    A Organização Mundial de Saúde negou ter ignorado avisos do centro de controlo de doenças de Taiwan sobre a transmissibilidade entre humanos do novo coronavírus. “O email não era um aviso”, diz a OMS.

    OMS nega ter ignorado avisos sobre transmissibilidade entre humanos

  • Cristo redentor com máscara de proteção

    Uma máscara de proteção foi projetada na estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, durante o fim de semana como forma de incentivar o seu uso, mas também para homenagear os profissionais de saúde. Na estátua, fechada ao público em meados de março, pôde ler-se ainda #MascaraSalva.

  • Diretor da Easyjet em Portugal: "Não espero que até ao final de maio existam condições para voltarmos a operar"

    José Lopes, diretor da Easyjet em Portugal, disse esta segunda-feira, à RTP3, que a companhia aérea lowcost não deverá operar “até ao final do mês de maio”.

    “Ainda não temos data [para voltar a operar]. Sinceramente, não espero que até ao final do mês de maio existam condições para podermos voltar a operar (…). Poucos são os hotéis que vão abrir em maio, a grande maioria abre em junho — até final de junho espera-se que 75% da oferta hoteleira já estará aberta”, adiantou. O responsável da companhia aérea disse que a decisão vai depender de diversos fatores, como as orientações sobre os acessos às praias, piscinas ou spas, para “organizar o sistema” de forma a adequar a oferta ao que for decidido a nível de saúde pública. Além disso, a Easyjet aguarda orientações da Agência Europeia de Segurança sobre as regras de saúde a bordo. Com base nessas orientações, a transportadora vai decidir como proceder “de forma a que seja viável economicamente podermos voltar a operar”-

    José Lopes esclareceu ainda que os voos que aparecem na plataforma não devem ser usados como referência de quando a companhia retoma a atividade porque dependem da “eventualidade de podermos vir a operar”. A Easyjet tem 350 aviões em terra.

    O responsável defendeu ainda que é “quase impossível operar de forma eficiente economicamente uma aeronave com limitação de capacidade, seja ela qual for”. Segundo José Lopes, os inquéritos têm mostrado que “existe pouca disponibilidade de as pessoas gastarem dinheiro no turismo neste momento”, pelo que é preciso “estimular” a procura. “Numa fase inicial, dificilmente os aviões se encherão na totalidade”.

    Em Portugal, a Easyjet tem 340 trabalhadores em layoff (14 mil em toda a Europa — o equivalente a 95% da força de trabalho).

  • Donad Trump prevê 100 mil mortes nos EUA, contrariando previsão de há um mês

    O presidente norte-americano Donald Trump afirmou esta segunda-feira que os Estados Unidos chegarão às 100 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus. É uma contradição em relação à previsão que fez há um mês, a 10 de abril, quando garantiu que o número de fatalidades ficaria “substancialmente abaixo” das 100 mil.

    Os especialistas já tinham previsto que as mortes causadas pela Covid-19 nos Estados Unidos deviam rondar as 100 mil e podiam mesmo chegar às 220 mil fatalidades, mas Trump negou: “Vamos ver o que acaba por acontecer, mas parece que estamos a caminho de um número substancialmente abaixo dos 100 mil, que seria a marca mais baixa, e espero que isso aconteça”.

    Agora, o presidente norte-americano assumiu que o país vai registar a perda de “qualquer coisa como 75, 80 a 100 mil pessoas”: “É uma coisa horrível”, adjetivou. No entanto, exatamente na mesma mensagem, Donald Trump afirmou estar à espera que uma vacina para a Covid-19 esteja disponível ainda este ano, contrariando as previsões dos cientistas, que julgam que a solução demorará pelo menos um ano a chegar ao mercado.

  • Lisboa abre quinto centro de acolhimento de emergência para sem-abrigo

    A Câmara de Lisboa vai abrir o quinto centro de acolhimento de emergência para sem-abrigo, na Pousada da Juventude do Parque das Nações, que terá uma capacidade para cerca de 50 pessoas, foi esta segunda-feira anunciado.

    Lisboa abre quinto centro de acolhimento de emergência para sem-abrigo

  • Infetado de 47 anos detido em Ovar após ida à padaria

    Um homem de 47 anos infetado com Covid-19 foi esta segunda-feira detido em Ovar por se ter deslocado a uma padaria apesar de obrigado a confinamento doméstico para não propagar a doença, revelou o comando de Aveiro da PSP.

    Infetado de 47 anos detido em Ovar após ida à padaria

  • PSP regista menos 70% de acidentes e 90% de mortes durante estado de emergência

    A PSP registou, entre 18 de março e 3 de maio, 2.275 acidentes de viação, menos 5.412 do que em igual data de 2019, uma redução de 70%, e menos 90% de mortes, disse esta segunda-feira a força policial.

    PSP regista menos 70% de acidentes e 90% de mortes durante estado de emergência

  • Orientações para reabertura devem chegar esta semana às creches

    As orientações conjuntas da tutela e da Direção-Geral da Saúde para a reabertura de creches estão ainda a ser trabalhadas, mas devem chegar aos equipamentos sociais ainda esta semana, adiantou esta segunda-feira a ministra Ana Mendes Godinho.

    Orientações para reabertura devem chegar esta semana às creches

  • Governo prepara acesso mais simples a Rendimento Social de Inserção

    O Governo está a preparar uma alteração legislativa para simplificar o acesso ao Rendimento Social de Inserção (RSI), adiantou esta segunda-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

    Governo prepara acesso mais simples a Rendimento Social de Inserção

  • Reembolso médio de 1.095 euros no IRS chegou a 210 mil pessoas

    O reembolso do IRS já chegou ou chega em breve à conta de cerca de 210 mil pessoas e cada uma tem um valor médio de 1.095 euros, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

    Reembolso médio de 1.095 euros no IRS chegou a 210 mil pessoas

  • Três pessoas multadas e 460 expulsas de transportes por não terem máscara

    A Guarda Nacional Republicana (GNR) impediu 460 pessoas de seguirem viagem nos transportes públicos por não utilizarem máscara de proteção, que passou a ser obrigatória nesta nova fase de combate à Covid-19. Além disso, três pessoas foram multadas em todo o país por não utilizarem máscara de proteção.

    Em todo o país foram também levantados três autos a pessoas que “manifestaram a intenção de não cumprir as regras” e de quererem entrar nos transportes públicos sem máscaras ou viseira, acrescentou Nuno Carocha.

    A PSP já tinha adiantado que, além das três multas passadas esta segunda-feira, também impediu 320 de seguirem viagem nos transportes públicos por não utilizarem máscara de proteção. Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Polícia de Segurança Pública, Nuno Carocha, afirmou que os polícias optaram por uma postura de sensibilização, informação e pedagogia, tal como aconteceu durante todo o estado de emergência, entre 19 de março e 02 de maio, devido à pandemia de covid-19.

    O porta-voz da GNR, Hélder Barros, disse à agência Lusa que as autoridades tiveram “uma atitude pedagógica” neste primeiro dia de obrigatoriedade da máscara ou viseira nos transportes públicos, adiantado que ainda existia “um desconhecimento enorme”. O mesmo responsável sustentou que o objetivo dos militares da GNR foi garantir que ninguém entrasse nos transportes públicos sem máscaras ou viseira, tendo sido impedidas 460 pessoas em todo o país.

    Agência Lusa

  • Suspensão de denúncias de contratos de arrendamento até 30 de junho

    O Governo vai manter até 30 de junho a suspensão da caducidade e das denúncias de contratos de arrendamento e a execução de hipotecas de habitação própria e permanente.

    Suspensão de denúncias de contratos de arrendamento até 30 de junho

  • OMS assinala "solidariedade global" demonstrada por doações

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) saudou esta segunda-feira a recolha de cerca de 7,4 mil milhões de euros para testes, vacinas e tratamentos contra a Covid-19, considerando que os países que doaram mostraram “solidariedade global”.

    OMS assinala “solidariedade global” demonstrada por doações

  • "Quanto mais ventilado for um espaço, melhor". O risco dos locais fechados na propagação do vírus

    Tal como o fumo de um cigarro, o novo coronavírus concentra-se mais em locais fechados, onde pode sobreviver no ar durante horas. Investigadores tentam agora criar uma tecnologia para o detetar no ar.

    “Quanto mais ventilado for um espaço, melhor”. O risco dos locais fechados na propagação do vírus

1 de 10