Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • A cobertura do Observador sobre a situação do novo coronavírus esta terça-feira fica por aqui. Se quiser continuar a acompanhar todos os novos desenvolvimentos, pode fazê-lo no nosso novo liveblog.

    EUA admitem desmantelar equipa de resposta à Covid-19 no mesmo dia em que mais de 2 mil morrem no país. China continua sem novas mortes

  • Epidemiologista conselheiro de Boris Johnson demite-se após ser apanhado a violar regras de confinamento

    O epidemiologista que ajudou o governo de Boris Johnson a afinar as medidas de confinamento no combate à Covid-19, Neil Ferguson, foi obrigado a deixar o cargo de conselheiro depois de ter sido apanhado a desrespeitar as regras do isolamento (que ele próprio ajudou a escrever) e a receber a visita da sua mulher, Antonia Staats, de 38 anos, de quem está separado.

    Conselheiro de Boris Johnson demite-se depois de receber a visita da mulher e desrespeitar as regras do confinamento

    Um “erro de julgamento” foi a expressão utilizada por Ferguson no comunicado, divulgado esta terça-feira, a dar conta da renúncia ao cargo de consultor no Grupo Consultivo Científico para Emergências (SAGE, em inglês).

  • EUA passam os 71 mil mortos. Covid-19 fez 2.333 mortes nas últimas 24 horas

    Mais de 2.330 pessoas morreram nas últimas 24 horas nos Estados Unidos devido ao novo coronavírus, elevando para 71.022 o total de vítimas mortais devido à pandemia naquele país. O número de contágios atingiu os 1.203.502 casos confirmados, de acordo com o registo da Universidade Johns Hopkins.

    Em relação ao dia anterior, registaram-se mais 24.596 contágios e 2.333 novas mortes. Do total de casos confirmados, 189.791 pessoas recuperaram. Ou seja, ainda estão ativos 942.690 casos.

    Apesar de uma redução dos números nos últimos dias, o estado de Nova Iorque continua a ser o grande epicentro da pandemia nos Estados Unidos, com 321.192 casos confirmados e 25.073 mortos. Só na cidade de Nova Iorque morreram 19.107 pessoas com Covid-19.

  • Ministério da Saúde vai publicar relatório com as compras por ajuste direto

    O Ministério da Saúde vai divulgar um relatório com os “procedimentos elaborados por ajuste direto” para combater a pandemia, com as respetivas razões que justificaram “a impossibilidade” de recorrer a “outro tipo de procedimento”. Depois da polémica levantada hoje – com a notícia de que o ministério da Saúde tinha feito vários contratos, no valor de milhões de euros, por ajuste direto – os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) enviaram um esclarecimento à agência Lusa.

    Na nota, dizem que “será divulgado, no sítio eletrónico […], um relatório conjunto das diversas entidades elencadas […], com os procedimentos elaborados por ajuste direto simplificado, com a fundamentação e respetivo circunstancialismo, designadamente justificando a impossibilidade ou grave inconveniência do recurso a outro tipo de procedimento”.

    Ministério da Saúde vai disponibilizar relatório com contratos por ajuste direto

    Mas reiteram que as aquisições foram feitas “de acordo com as obrigações legais e regulamentares aplicáveis, a 30 empresas diferentes, em função da respetiva disponibilidade e capacidade de fornecimento”.

  • Brasil bate recorde de número de mortes por Covid-19 num só dia: 600 pessoas

    O Brasil registou hoje um recorde diário de mortes associadas ao novo coronavírus: 600 vítimas mortais. Total de mortes no país ascende a 7.921 desde o início da pandemia no país, informou o Ministério da Saúde.

    O recorde anterior era de 474 mortes registadas num único dia, em 28 de abril, quando o Brasil ultrapassou a China no número total de vítimas mortais pela Covid-19.

    Brasil regista recorde diário de 600 mortes e totaliza 7.921 óbitos

    Em relação ao número de infetados, o país sul-americano contabilizou 6.935 novos casos nas últimas 24 horas, num total de 114.715 casos confirmados.

    O aumento no número de mortes no Brasil foi de 8%, passando de 7.321 na segunda-feira para 7.921 esta terça-feira. Em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 6%, passando 107.780 para 114.715 casos confirmados.

  • Airbnb, vítima da pandemia, despede 25% dos funcionários no mundo

    A plataforma de arrendamento de alojamento local online Airbnb é uma vítima indireta da pandemia e hoje veio anunciar que vai despedir cerca de 25% dos cerca de 7.500 funcionários que tem em todo o mundo.

    Plataforma Airbnb vai despedir cerca de 25% dos funcionários em todo o mundo

  • Ministério da Educação já apresentou medidas para a reabertura das escolas, mas Fenprof alerta que professores não foram consultados

    A Fenprof afirma que os professores e sindicatos desconheciam completamente as medidas esta tarde anunciadas pelo Governo para a reabertura das escolas a 18 de maio. O plano foi apresentado pelo ministro da Educação, que garantiu que as normas chegariam ainda esta terça-feira às escolas, mas Mário Nogueira acusa Tiago Brandão Rodrigues de decidir tudo sozinho.

    Em declarações ao Observador, o líder da Fenprof afirma que o ministro da Educação “não pediu a opinião aos professores” e alerta que “não houve nenhuma reunião com as organizações sindicais”.

    Estamos a falar em ensino a distância, estamos a falar de situações de professores de grupos de risco, estamos a falar em segurança e higiene no trabalho. Isto é de negociação obrigatória. O sr. ministro da Educação, que se acha o suprassumo de tudo — pelos vistos até de medidas de contingência nas escolas — não perguntou nada a ninguém”, acusa Mário Nogueira.

    O representante dos professores alerta que ainda não reina entre os docentes um sentimento de segurança para o regresso às escolas e descreve situações de estabelecimentos de ensino ainda sem material de proteção individual e sem a desinfeção dos equipamentos feita. “O Ministério da Educação tem estado calado”, denuncia.

    As regras anunciadas por Tiago Brandão Rodrigues passam por estabelecer horários desfazados ou dividir turmas. Sobre esta última proposta, Mário Nogueira alerta que esta situação significa que “um professor que tenha uma turma passa a ter duas”. “Aquilo que se prevê para espaços fechados é que não possa haver ajuntamentos de mais de dez pessoas no mesmo espaço. Ora, turmas que têm quase 30 alunos não podem ser dividir em dois: têm que ser divididas em três”, explica o secretário-geral da Fenprof.

    Mário Nogueira alerta ainda que esta situação vai significar “um acréscimo do horário de trabalho” dos professores e pede que se clarifique se, para além do horário presencial, vai ainda existir o horário do ensino à distância. Para tal, o responsável pede um “protocolo escrito” com todas as regras bem definidas e com a participação dos professores.

    Ouça aqui na íntegra as declarações de Mário Nogueira ao Observador:

    “O ministro da Educação não perguntou nada a ninguém. Acha-se o suprassumo de tudo”, acusa Mário Nogueira

  • Pandemia já matou 254 mil pessoas em todo o mundo. Infetados ultrapassam os 3,6 milhões

    A pandemia de Covid-19 já matou 254.532 pessoas e infetou mais de 3,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência noticiosa AFP, às 19h GMT, baseado em dados oficiais dos países.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, até às 19h TMG (20h de Lisboa) desta terça-feira, 3.629.160 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 195 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na província chinesa de Wuhan.

    Mais de 254 mil mortos e acima de 3,6 milhões de infetados em todo o mundo

    Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 1.124.600 são agora considerados curados.

    Desde a contagem feita no dia anterior às 19h TMG de segunda-feira, ocorreram 5.163 novas mortes e 75.475 novos casos em todo o mundo.

  • Trump diz que já é altura de reabrir as empresas. "Algumas pessoas vão ser gravemente afetadas? Sim"

    Em viagem pelo Arizona, Donald Trump disse que já é altura de voltar a abrir as empresas que fecharam nos Estados Unidos por causa da pandemia de Covid-19. “Se algumas pessoas vão ficar afetadas [por isso]? Sim. Algumas pessoas vão ficar gravemente afetadas? Sim. Mas temos de reabrir o nosso país e temos de o abrir rapidamente”, disse o presidente americano.

    “Em certa medida, e em grande medida, encaro os cidadãos deste país como guerreiros”, disse Trump.

    Em entrevista à ABC, Trump foi um pouco mais longe, admitindo que esta medida de aliviar as medidas de confinamento pode implicar mais mortes.”É possível que se verifiquem algumas” mortes, disse o presidente americano. “Mas temos de recuperar o nosso país”, reiterou.

  • Hipertensos e diabéticos excluídos do regime excecional de proteção

    Os hipertensos e diabéticos ficam excluídos do regime excecional de proteção laboral para imunodeprimidos e doentes crónicos no âmbito da pandemia de Covid-19, informou esta terça-feira o Conselho de Ministros, numa retificação publicada em Diário da República.

    Hipertensos e diabéticos excluídos do regime excecional de proteção

  • Cientista dos EUA diz que foi demitido por alertar sobre medicamento

    Um cientista do governo dos EUA disse que foi demitido depois de criticar a pressão exercida pelo Presidente Donald Trump para o uso de um medicamento contra a malária no tratamento da Covid-19.

    Cientista dos EUA diz que foi demitido por alertar sobre medicamento

  • Portugueses têm saído mais, mas sem abusar. Metade na rua e metade em casa, diz estudo

    Os portugueses saíram mais de casa nos dias 30 de abril e 4 de maio e a tendência é para o desconfinamento, mas ainda de forma “suave”. As conclusões são da consultora PSE, que tem conduzido estudos sobre a mobilidade dos portugueses.

    Portugueses têm saído mais, mas sem abusar. Metade na rua e metade em casa, diz estudo

  • OMS pede que doentes que tiveram suspeita de pneumonia sejam testados. Caso francês em dezembro revelou ser Covid-19

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou que os países que têm amostras de pacientes com suspeita de pneumonia até ao final de 2019 devem analisá-las para identificar possíveis casos de Covid-19.

    OMS pede que doentes que tiveram suspeita de pneumonia sejam testados. Caso francês em dezembro revelou ser Covid-19

  • Recinto do Santuário de Fátima acolhe celebrações, mas sem peregrinos

    O Santuário de Fátima vai celebrar a Peregrinação Internacional Aniversária de maio no recinto de oração, como nos outros anos, mas sem a multidão de peregrinos que o costuma encher.

    Recinto do Santuário de Fátima acolhe celebrações, mas sem peregrinos

  • Sem medidas de contenção teria havido mais mortes e internamentos, indica estudo

    Portugal teria registado mais mortes e mais internamentos entre 1 e 15 de abril se não houvesse medidas de contenção e mitigação, conclui o barómetro semanal da Escola Nacional de Saúde Pública, esta terça-feira divulgado.

    Sem medidas de contenção teria havido mais mortes e internamentos, indica estudo

  • Imigrante do Bangladesh é a primeira vítima mortal da Covid-19 com menos de 30 anos

    Jahirul Islam, de 29 anos, é a primeira morte por Covid-19 na faixa etária abaixo dos 30 anos. Natural do Bangladesh, mas com autorização de residência em Portugal, era hipertenso e tinha ainda mais outro problema de saúde que, no entanto, não foi ainda revelado, segundo noticiou a SIC.
    O empresário, da zona do Martim Moniz, em Lisboa, morreu segunda-feira, no hospital Curry Cabral, e foi já a enterrar, esta terça-feira, no Cemitério do Lumiar, avançou o presidente do Centro Islâmico do Bangladesh, Rana Taslim, ao Jornal de Notícias. A vítima deu entrada no Curry Cabral a 4 de abril com a mãe, ambos infetados com o coronavírus. A mãe encontra-se bem, a recuperar em casa, segundo ainda Rana Taslim. Conta o JN que Jahirul Islam chegou sozinho a Portugal, em 2011, e abriu negócios em Lisboa – uma loja, um restaurante e um hostel. No Bangladesh vivia ainda a filha e a mulher, que estariam para vir para Portugal.

    A notícia chega no dia em foi registada a subida mais baixa do número de mortos desde o dia 25 de Março. O boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde dá conta de onze mortes por Covid-19

  • Cerca de 22 mil alunos estão a almoçar nas escolas durante a pandemia

    O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues quis ainda fazer uma referência à resposta “muito importante” da escola social e adiantou que 22 mil os alunos que estão a beneficiar das refeições providenciadas pelas escolas durante a pandemia.

    “Sentimos a necessidade de pelo menos uma escola por agrupamento receber os filhos dos trabalhadores essenciais — está associado à pandemia — e que servissem refeições a todos os alunos do escalão A. E, acompanhado do esforço do Ministério da Educação, das autarquias e também de todo o trabalho feito a nível parlamentar, podermos incluir aqui também os alunos do escalão B”, disse, lamentando que “muitas destas crianças têm nesta refeição a única refeição condigna do dia”.

    A secretária de Estado da Educação, Susana Amador, detalhou depois que, “desde 18 de março a a 30 de abril, mais 6.669 crianças [filhas de profissionais essenciais] foram acolhidas nas escolas de referências e foram servidas 400 mil refeições, primeiro para o escalão A e depois para o escalão B”.

  • Bolsonaro irrita-se com capa da Folha de São Paulo em dia de nomeações polémicas

    Imprensa questionava a mudança na liderança na Polícia Federal quando Bolsonaro se exaltou. Esta terça-feira tem sido um dia de polémicas com as nomeações feitas pelo presidente do Brasil, que afetam também a atriz Regina Duarte. Aliás, já há quem avance com a provável demissão do cargo na liderança da Secretaria da Cultura.

    Bolsonaro grita “Cala a boca” contra jornalistas e causa polémica com nomeações – uma novela que também inclui Regina Duarte

  • Dois dos 10 casos positivos na Bundesliga foram no Borussia Mönchengladbach

    Um dia depois do anúncio por parte da Federação de que tinham sido registados dez casos positivos de Covid-19 em mais de 1.700 testes feitos a jogadores, técnicos e restante staff dos dois primeiros escalões da Alemanha, sabe-se também que dois desses casos foram encontrados no Borussia Mönchengladbach, um futebolista e um fisioterapeuta de acordo com o Reinische Post. Antes, já tinham sido revelados em termos públicos três casos no Colónia, um no Dynamo Dresden mais um no Erzegebirge Aue. Os restantes três são ainda desconhecidos.

  • EUA passam barreira dos 70.000 mortos, mais de 25.000 em Nova Iorque

    De acordo com os dados da John Hopkins, os EUA ultrapassaram esta terça-feira a barreira dos 70.000 mortos, sendo que mais de 25.000 estão concentrados no estado de Nova Iorque, de longe o mais assolado pela pandemia (seguido por Nova Jérsia, com mais de 8.200).

    Nota, esta terça-feira, para o caso de Iowa, que regista apenas 207 mortos entre cerca de 10.000 infetados (daí ser um dos casos falados pela administração Trump como exemplo, ou não fosse também um estado republicano). Segundo a diretora da Saúde do estado, Sarah Reisetter, citada pela CNN, quase 20% dos casos positivos foram registados em cinco fábricas em específico: a fábrica da Tyson em Perry, com 730 casos (58% dos trabalhadores testados), a fábrica da Tyson em Waterloo, com 444 casos (17% dos trabalhadores testados), o Iowa Premium National Beef em Tama, com 258 casos (39% dos trabalhadores testados), a fábrica da Tyson em Columbus Junction, com 221 casos (26% dos trabalhadores testados) e a fábrica da TPI Composites em Newton, com 131 casos (13% dos trabalhadores testados).

1 de 6