Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    Obrigada por nos ter acompanhado. Esta quarta-feira, pode encontrar aqui os novos desenvolvimentos sobre a Covid-19.

  • Guterres critica falta de coordenação internacional na luta contra a pandemia

    O secretário-geral da ONU criticou os países que têm atuado isoladamente, criando “uma situação que está a ficar fora de controlo” e defendeu uma “ação global coordenada” no combate à pandemia.

    Guterres critica falta de coordenação internacional na luta contra a pandemia

  • Brasil com 1.374 mortos e quase 40 mil infetados nas últimas 24 horas

    O Brasil voltou a registar mais de mil mortes diárias devido à Covid-19, com 1.374 óbitos e 39.436 novos casos nas últimas 24 horas, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde do país. De acordo com o executivo, 556 das 1.374 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados desta terça-feira.

    O Brasil, segundo país do mundo com mais mortos e infetados, totaliza agora 52.645 vítimas mortais e 1.145.906 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em 26 de fevereiro.

    O Brasil é também a segunda nação com mais doentes recuperados do novo coronavírus (613.345), apenas atrás dos Estados Unidos da América, sendo que 479.916 doentes continuam sob acompanhamento.

    Segundo a tutela da Saúde, a letalidade da doença no país sul-americano mantém-se nos 4,6%, registando uma incidência de 25,1 mortes e 545,3 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes (a população do Brasil é de cerca de 210 milhões de pessoas).

    O foco da pandemia no país é o estado de São Paulo, que concentra 229.475 casos de infeção e 13.068 vítimas mortais, tendo registado nas últimas 24 horas um recorde de mortes. Aquele que é o estado mais rico e populoso do país contabilizou esta terça-feira 434 óbitos, o maior número diário desde o começo da pandemia. Já o número de casos confirmados subiu de 221.973 para 229.475, um aumento de 7.502 infetados pela Covid-19.

    De acordo com o coordenador-executivo do Centro de Contingência de São Paulo, João Gabbardo, o número está dentro da projeção feita pelo organismo, de que o estado deve atingir 15 mil a 18 mil mortes até ao final do mês.

    Lusa

  • "Foi demasiado cedo". Djokovic, infetado com Covid-19, pede desculpa por torneio que organizou

    O tenista sérvio Novak Djokovic, o número 1 do ranking mundial do ATP, que também contraiu o novo coronavírus durante o Adria Tour, pediu esta terça-feira desculpa pelo evento de cariz solidário que ajudou a organizar juntamente com o irmão e um dos seus treinadores. “Pensávamos que o torneio reunia todas as condições de saúde e que o estado da região [Belgrado, Sérvia, e Zadar, Croácia] permitia que pudéssemos finalmente juntar pessoas por motivos solidários. Mas estávamos errados e foi cedo demais”, escreveu o sérvio no Twitter.

    “Não consigo expressar o quão arrependido estou por isto e por cada caso de infeção”, escreveu ainda. Além do tenista sérvio e da mulher, Jelena, outros três tenistas presentes no evento já tinham testado positivo: o búlgaro Grigor Dimitrov; o croata Borna Coric; e o sérvio Viktor Troicki. Ao mesmo tempo, também o treinador de Dimitrov, Kristijan Groh, e o preparador físico de Djokovic, Marko Paniki, confirmaram os testes positivos nas últimas horas.

    No Twitter, Djokovic diz que já está em casa, em Belgrado, com a mulher, e que os filhos de ambos testaram negativo. O casal vai ficar 14 dias em isolamento e cinco dias depois volta a fazer o teste. O tenista apela ainda a todos os que estiveram no Adria Tour, ou que estiveram com alguém que tenha estado lá, que façam o teste e mantenham a distância social.

    Adria Tour foi mesmo um foco maior do que se pensava: Djokovic também está infetado com Covid-19

    “O resto do torneio foi cancelado e vamos manter-nos focados em todos os que foram infetados. Rezo pela recuperação de todos”, escreveu ainda.

  • Autarca de Sintra confiante na vigilância ativa a seis freguesias mais afetadas

    As uniões de freguesias de Queluz/Belas, Massamá/Monte Abraão, Cacém/São Marcos, Agualva/Mira Sintra, Algueirão/Mem Martins e a freguesia de Rio de Mouro serão os territórios do concelho de Sintra que irão ser alvo de uma maior atenção por parte das autoridades de saúde e da proteção civil para conter os surtos da Covid-19.

    Autarca de Sintra confiante na vigilância ativa a seis freguesias mais afetadas

  • Fauci alerta para "onda perturbadora de infeções" em algumas partes dos EUA e garante que testes estão a aumentar

    Testes a aumentar, e não a diminuir como diz Trump; EUA continuam em diálogo com OMS, apesar de Trump, e vacina pode ser alcançada já este ano. Anthony Fauci e equipa de peritos ouvidos no congresso.

    Fauci alerta para “onda perturbadora de infeções” em algumas partes dos EUA e garante que testes estão a aumentar

  • Mais três casos de transmissão local, Angola soma 189 infetados

    O secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou esta terça-feira mais três casos de Covid-19 no país, todos de transmissão local, com o total de infeções a aumentar para 189. Trata-se de duas mulheres, de 27 e 35 anos, e um homem de 37 anos, todos moradores em Luanda. Uma das doentes é profissional de Saúde e está relacionada com a Clínica Multiperfil, cuja cerca sanitária foi levantada no sábado.

    Angola soma assim 189 casos, dos quais 124 são de transmissão local, 10 resultaram em óbito, 77 doentes recuperados e 102 ativos.

    (Lusa)

  • Vírus já matou 473.475 pessoas e infetou mais de 9,1 milhões no mundo

    A nova pandemia de coronavírus já matou 473.475 pessoas e infetou mais de 9,1 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos 4.455.700 são agora considerados recuperados.

    Vírus já matou 473.475 pessoas e infetou mais de 9,1 milhões no mundo

  • Vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford já está a ser testada no Brasil

    Uma vacina contra o novo coronavírus que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, começou a ser testada no Brasil num grupo de 2.000 pessoas.

    Vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford já está a ser testada no Brasil

  • Rio: "O Estado deve ter controlo da TAP em proporção do dinheiro que lá mete"

    O presidente do PSD falou ainda, à saída da reunião com o Presidente da República, da situação da TAP dizendo que a “solução ideal era o aumento capital ser todo feito todos pelos privados e o publico ate saía”, mas como isso “não é assim, o Estado deve ter o controlo da empresa na exata proporção do dinheiro que lá mete”.

    Já quanto à gestão atual da empresa, Rio não a defende, diz que “continua a acumular prejuízos” e que “não é uma gestão que se possa dizer ‘deixa proteger que é fantástica'”. E responsabiliza a companhia de ter cometido um “erro crasso” que levou à providência cautelar [da Associação Comercial do Porto] que pretende travar a injeção de capital na TAP. “A empresa olha para o país com uma visão paroquial. Quando só se olha para uma região do país, então não tem de ser o estado central a meter dinheiro”.

    Tribunal administrativo aceita providência cautelar contra a injeção de 1200 milhões na TAP

  • PSD vai propor alargamento do apoio social aos sócios-gerentes

    Sobre o Orçamento suplementar, Rui Rio, em Belém, disse ainda que entre hoje e amanhã o PSD vai avançar com propostas de alteração ao Orçamento Suplementar onde vai incluir uma proposta para alargar o apoio social extraordinário aos gerentes de micro e pequenas empresas e empresários em nome individual.

    “Uma que pensávamos não ter de fazer e vamos fazer, por causa do veto do senhor Presidente da República, da devolução do diploma, tem a ver com o tratamento dos sócios-gerentes” no sentido de “terem os mesmos apoios que tem qualquer trabalhador. Isso iremos incluir no Orçamento Suplementar, porque é a forma de então ultrapassar a questão que possa estar em cima da mesa da ‘lei-travão'”, fez saber o líder do PSD.

  • Turquia ultrapassa barreira das 5.000 mortes

    A Turquia ultrapassou as 5.000 mortes associadas ao novo coronavírus, com 27 óbitos registados nas últimas 24 horas, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde do país.

    De acordo com o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, citado pela agência France-Presse (AFP), a pandemia de Covid-19 provocou 5.001 mortos entre os 190.165 contagiados.

    Para permitir a recuperação económica do país, Ancara suspendeu nas últimas semanas a maioria das medidas que tinham sido decretadas para mitigar a propagação da pandemia.

    Contudo, em meados de junho, o número de novas contaminações diárias duplicou, com uma média de 1.500 casos registados todos os dias.

    Lusa

  • UE poderá banir entrada de passageiros dos EUA a partir de julho

    Os países da União Europeia poderão impedir a entrada de norte-americanos no continente em razão de os EUA terem falhado no controlo da epidemia, adianta o The New York Times, que cita uma lista de passageiros aceites a que teve acesso. Com o país a acusar mais de 120 mil vítimas mortais, a pior marca do mundo, corre ainda o risco de se juntar a nações como a Rússia e Brasil já a partir de 1 de julho, quando o bloqueio nas entradas imposto em março for levantado.

  • Rio acusa Governo de tomar "medidas avulsas" para região de Lisboa

    Rui Rio saiu há pouco da audiência com o Presidente da República e avisa que perante o agravamento da situação sanitária em Lisboa, “impõem-se medidas mais musculadas, mas o que parece importante é que não sejam medidas avulsas e têm sido um pouco e isso confundiu as pessoas”.

    O líder do PSD avisa que “não podemos facilitar” e defende o presidente da Câmara de Ovar, o seu vice no partido Salvador Malheiro, argumentando que ele nunca defendeu um cerco sanitário em Lisboa. “Defendeu medidad mais musculadas e tinha razão porque algumas estão a ser tomadas”.

    Já sobre que medidas defende para a região de Lisboa, Rio pede “coerência”: “Não se pode andar a mudar permanentemente”. E acusou o Governo de ter um discurso de “que isto está tudo bem e somos os melhores do mundo e não somos”.

  • Cascais vai ter autocarro-laboratório para testes

    A Câmara Municipal de Cascais (CMC) apresentou hoje o Covid-Bus, um autocarro-laboratório que vai circular no concelho para recolha local de análises destinadas à realização de testes serológicos aos residentes.

    Depois de identificados pelas autoridades de saúde, serão 42 os bairros por onde este autocarro se vai deslocar, dando especial atenção a pessoas com mobilidade mais reduzida e menor capacidade de acesso aos meios digitais. Sobre este novo serviço, o presidente da Câmara Carlos Carreiras adiantou que “vai permitir entrar nos bairros de forma organizada, juntar todas as autoridades de saúde, apoio social e segurança, sem esquecer a sociedade civil”.

    O município de Cascais tem atualmente 868 infetados por covid-19, 206 dos quais ativos, 642 recuperados e 34 óbitos confirmados. Com mais de 10.000 testes serológicos (feitos através de análise de sangue) já realizados junto da população, estão já agendados mais 12.000. O Covid-Bus vem incrementar a capacidade de teste do município, permitindo realizar até 120 testes serológicos por dia, segundo as informações prestadas pela autarquia.

    (Lusa)

  • Finlândia reabre fronteiras a mais 12 países europeus com critério que exclui Portugal

    A Finlândia vai reabrir, a partir de 13 de julho, as suas fronteiras a mais 12 países europeus com baixo índice de contágios de Covid-19. Critério usado exclui Portugal.

    Finlândia reabre fronteiras a mais 12 países europeus com critério que exclui Portugal

  • Saúde Pública e Proteção Civil vão "partilhar responsabilidades" em freguesias da AMLisboa

    A Saúde Pública vai partilhar responsabilidades com a Proteção Civil no que diz respeito à vigilância das medidas mais restritivas impostas pelo Governo em algumas freguesias da AML.

    Saúde Pública e Proteção Civil vão “partilhar responsabilidades” em freguesias da AMLisboa

  • PM búlgaro vai ser multado por estar sem máscara em visita a mosteiro

    O chefe do governo búlgaro, Boiko Borissov, vai ser multado por ter entrado esta terça-feira sem máscara numa igreja onde as regras sanitárias contra o novo coronavírus impõem proteger o rosto, anunciou o Ministério da Saúde.

    “Será aplicada uma contraordenação ao primeiro-ministro, à sua equipa e aos jornalistas por não respeitarem as medidas contra a epidemia e, em particular, pela violação do decreto” sobre o uso obrigatório de máscara em locais públicos, comunicou o ministério.

    Borissov foi ao mosteiro de Rila, no sudoeste da Bulgária, para um projeto de renovação de uma estrada que leva até esse famoso local religioso, tendo conversado de perto com o responsável do mosteiro, antes de entrar na igreja sem máscara.

    O dirigente conservador de 61 anos, que tem usado uma máscara desde o início da pandemia, pagou o preço por endurecer as regras decididas pelo seu próprio governo: suspensa a 10 de junho, a obrigação de usar máscara foi restaurada a partir desta terça-feira, devido ao aumento da contaminação.

    Multas de 300 lev (150 euros) multiplicaram-se nos transportes públicos do país, o mais pobre da União Europeia, onde o salário médio oficial é de 700 euros.

    Lusa

  • Maldivas voltam a admitir turistas a partir de 15 de julho

    Com uma população de 340 mil habitantes e 2.217 casos de infeção confirmados até à data (incluindo oito mortes), as Maldivas anunciaram a reabertura das suas portas aos viajantes internacionais a partir de 15 de julho, avança o The Guardian. A notícia foi adiantada pelo presidente da nação sul asiática, Ibrahim Mohamed Solih, que no ano passado registou um número recorde de 1.7 milhões de turistas estrangeiros, uma subida de 15% face ao ano de 2018.

    A entrada no arquipélago dispensará a realização de testes à Covid-19 ou certificados comprovando que os visitantes se encontram livres de infeção.

  • Reabertura de bares e discotecas pode ser solução para ajuntamentos, dizem associações

    A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal revelou esta terça-feira não concordar com as medidas restritivas na Área Metropolitana de Lisboa, sustentando que a reabertura de bares e discotecas pode ser a solução para os ajuntamentos de jovens.

    Em declarações à agência Lusa, a secretária-geral da entidade, Ana Jacinto, considerou que as medidas aprovadas na segunda-feira pelo Governo fomentam ainda mais a aglomeração de jovens em locais sem controlo.

    “A medida mais certa e que mais contribuiria para solução era, de facto, o Governo permitir a abertura dos bares e das discotecas, porque teriam de funcionar com regras apertadas, com protocolos e estes jovens seriam controlados”, realçou a dirigente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

    Ana Jacinto pronunciava-se sobre o diploma que entrou esta terça-feira em vigor sobre o encerramento de “todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontrem em conjuntos comerciais”, às 20h, na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

    Para secretária-geral da AHRESP, a limitação dos horários não vai resolver os problemas e os jovens vão continuar a sair.

    Também a Associação das Bebidas Espirituosas defendeu esta terça-feira a reabertura de bares para evitar aglomerações informais e prevenir novos focos de infeção por Covid-19, tendo solicitado uma reunião com as autoridades de saúde para apresentar “contributos que permitam salvaguardar a saúde pública”, refere a associação em comunicado.

    A ANEBE considera que a reabertura destes estabelecimentos deve ser encarada como um “travão e elemento dissuasor dos comportamentos de grupo identificados, permitindo que os jovens e a população em geral convivam e socializem num ambiente controlado – com segurança, com normas e com medidas de higienização”.

    “Só em ambiente controlado como num bar, restaurante ou discoteca se consegue dissuadir, de forma pedagógica, os comportamentos abusivos e nocivos do consumo”, acrescenta a associação.

    *com Lusa

1 de 4