790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

E se o futuro da tecnologia já for presente?

Este artigo tem mais de 3 anos

A revolução da inteligência artificial chegou à FOX, mas esta viagem evolutiva está longe de ser tranquila. Já tem NEXT como uma das suas séries preferidas?

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

Embora a noção de Inteligência Artificial (IA), tal como a conhecemos hoje, seja relativamente recente, há muito que o conceito de “máquinas inteligentes” se estabeleceu e desenvolveu na literatura e, mais tarde, no cinema e na televisão.

A publicação de “A Origem das Espécies” por Charles Darwin, em 1859, fez-nos reavaliar a evolução da espécie humana e, consequentemente, também a sua efemeridade. A possibilidade de uma espécie mais forte e adaptável se sobrepor parecia distante, mas nem por isso menos inevitável. Outros autores seguiram esta nova ordem das coisas, e também a ficção encontrou um novo mundo por explorar.

Em 1872, Samuel Butler publicou aquele que é considerado um dos primeiros livros a mencionar – ainda que de forma embrionária – a Inteligência Artificial. “Erewhon” ilustra uma sociedade utópica e o potencial das máquinas, que podem revelar-se uma ameaça se ganharem consciência ou se multiplicarem de forma autónoma.

Na série NEXT, que começou a ser emitida pela FOX no dia 2 de novembro (saindo um novo episódio todas as segundas-feiras às 22:15h), a visão obscura mantém-se, mas o perigo é muito mais abrangente e real. Quando uma IA consegue escapar de um ambiente controlado e mover-se de forma descontrolada pelo exterior, a sociedade não está preparada para reagir — e a evolução há tanto planeada vira pesadelo. A premissa da narrativa é uma autêntica antítese daquilo que, no mundo real, esperamos destas máquinas super-inteligentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste futuro, cada vez mais próximo, são depositadas muitas (e boas) expetativas: a IA promete revolucionar, por exemplo, a Medicina, a Condução Autónoma, a Indústria e muitas outras áreas.

Da teoria à atualidade: a presença da IA no quotidiano

Numa altura em que os recursos naturais não são capazes de acompanhar a utilização do ser humano, e o aquecimento global preocupa mais do que nunca, é preciso criar alternativas. E apesar das dificuldades que se avizinham, integramos a sociedade mais consciente e mais capaz de sempre, na medida em que temos a melhor tecnologia da História ao dispor.

A primeira referência à Inteligência Artificial remonta a 1956, numa década em que se discutia a possibilidade (teórica) de replicar o funcionamento do cérebro humano numa máquina. No fundo, a IA consiste na capacidade de as máquinas aprenderem pela repetição e experiência, tendo, ao mesmo tempo, a capacidade de receber e gerir novos dados e atuar de forma “inteligente”/humana. Isto com grandes volumes de dados e muito rapidamente.

A IA pode ser dividida em três tipos:

Mostrar Esconder
  • Analytical AI: as decisões são baseadas em caraterísticas cognitivas, nomeadamente pensar, raciocinar e lembrar (com base em experiências passadas);
  • Human-inspired AI: a tomada de decisão baseia-se em elementos da inteligência cognitiva e emocional, bem como na análise e compreensão das emoções humanas;
  • Humanized AI: nível mais elevado, pois além de apresentar caraterísticas de inteligência cognitiva, emocional e social, tem a capacidade de ser autoconsciente nas interações com outras máquinas ou humanos.

Divisão com base em Andreas Kaplan e Michael Haenlein, “Siri, Siri, in my hand: Who’s the fairest in the land? On the interpretations, illustrations, and implications of artificial intelligence”.

Embora os mais conservadores temam que a IA venha a substituir o Homem no mercado de trabalho, acredita-se que estas máquinas super-inteligentes sejam um elemento facilitador e colaborativo. Além disso, assim como noutras mudanças de paradigma do passado, a aplicação de IA em determinados setores pode tornar profissões redundantes, mas conduzir à necessidade de novas profissões.

No entanto, desengane-se se pensa que a IA é algo ainda muito distante. É certo que as máquinas mais complexas só existem, para já, na ficção ou em teoria, mas na atualidade esta tecnologia já é uma realidade.

  • O email usa mecanismos de IA para evitar que as mensagens de spam ou fraudulentas enganem os utilizadores, mostrando avisos bem destacados nas mensagens;
  • Quando iniciamos uma pesquisa no motor de busca Google, a ferramenta vai tentando adivinhar o que queremos procurar, ao apresentar sugestões para completar o que vamos escrevendo;
  • As aplicações que utilizamos como GPS, nomeadamente o Google Maps ou o Waze, apoiam-se na IA para nos sugerirem a melhor rota, tendo por base a informação de trânsito do momento;
  • Os serviços de streaming que utilizamos no dia a dia utilizam a IA para nos indicarem recomendações, que têm por base a nossa utilização do próprio serviço;
  • As redes sociais já aplicam um conjunto de algoritmos que visam melhorar a experiência do utilizador. O Facebook é um exemplo inevitável: as sugestões de amizade surgem com base num algoritmo e os conteúdos que nos são apresentados seguem uma ordem determinada de forma automática;
  • Em Portugal, a Mundipharma e a IBM desenvolveram a W.AI.DI, uma ferramenta que visa ajudar os médicos em casos de diabetes de tipo 2. Os clínicos preenchem um questionário que, com base nas respostas, sugere um tratamento personalizado.

A IA pode revolucionar o mundo… mas como?

Através da análise de grandes volumes de dados, a IA terá a capacidade de identificar tendências e, assim, sugerir soluções para a resolução de problemas como o aquecimento global, a sobrepopulação e a fome, entre outros.

Uma das vantagens mais aguardadas está relacionada com os carros autónomos e a possibilidade destes nos conduzirem de forma independente, com decisões rápidas, em tempo real e em comunicação com outros veículos autónomos. Prevê-se que esta revolução na condução seja uma realidade entre este ano (2020) e 2030.

Assistentes como a Siri ou Alexa podem ser considerados a fase inicial de sistemas super-inteligentes, que, no futuro, vão ser mais complexos e “reais” para o utilizador. Veja-se o caso do filme Uma História de Amor [Her], protagonizado por Joaquin Phoenix, onde uma máquina de IA “Samantha” interage com o utilizador e imita, com sucesso, as emoções e interações humanas. No futuro, estes sistemas vão usar voz, gestos, realidade aumentada e computadores super avançados, entre outras ferramentas.

Assim a tecnologia avance, as possibilidades da IA são infinitas. As expetativas em relação à IA estendem-se, aliás, a diversas áreas do saber. Vejamos alguns exemplos:

  • Educação: uma das vantagens mais óbvias para este campo tem que ver com o ensino à distância, que tanta tinta “fez correr” este ano. Além da IA e realidade aumentada como novos motores de informação, a IA pode ajudar a identificar alunos em maiores dificuldades, nomeadamente através da perceção de emoções;
  • Indústria: os equipamentos de IA vão contribuir para uma melhor performance das fábricas, sobretudo na montagem e empilhamento, mas também com recurso a sensores capazes de analisar a cada momento o funcionamento das máquinas (evitando falhas);
  • Jornalismo: os media lidam com dados por vezes muito complexos, pelo que a IA pode contribuir para uma análise mais pormenorizada e também mais rápida a nível financeiro ou linguístico, por exemplo. O Bloomberg, aliás, já recorre à tecnologia para analisar relatórios financeiros complexos;
  • Saúde: há uma grande expetativa para as vantagens que a IA pode trazer nesta área. Desde o acompanhamento à distância de paciente a diagnósticos mais rápidos e precisos, sendo que a análise de dados vai facilitar um tratamento mais personalizado e criterioso.

Algumas previsões para o futuro

Raymond Kurzweil, um dos futuristas mais respeitados do nosso tempo, acredita que, em 2045, os computadores vão ultrapassar o nível de inteligência dos humanos. A esta meta, alguns cientistas chamam “Singularidade” – a invenção da super-inteligência. Antes entendida como uma ideia remota e talvez inatingível, a “Singularidade” começa a ser encarada como algo a ser ultrapassado no espaço de pouco mais de 20 anos.

O desenvolvimento tecnológico passa a ser controlado pelas próprias máquinas, capazes de pensar, agir e comunicar mais depressa do que o Homem terá capacidade de compreender. O mesmo autor prevê, também, que no futuro, teremos a capacidade de fazer o upload de informação do cérebro para a cloud. E não, não estamos a falar de séries ficcionais.

Se acha a visão de Kurzweil irrisória, fica a nota: o futurista fez 147 previsões desde os anos 90, tendo acertado cerca de 86% (dados de 2019). Uma das mais populares foi feita em 1990: Kurzweil disse que até 2000 os computadores teriam a capacidade de vencer os melhores jogadores de xadrez, o que sucedeu em 1997 pela primeira vez.

Em NEXT, o sonho vira pesadelo

Apesar das mais-valias que a Inteligência Artificial ambiciona trazer, o lado negativo promovido pela ficção científica continua subjacente ao lado positivo. Como dois lados de uma mesma moeda.

Infografia: Andreia Reisinho Costa

Na nova aposta da FOX Portugal, NEXT, a IA autónoma chega mais cedo que o previsto, mas está longe de corresponder às expetativas. Como oposição da perspetiva ideal que a teoria desenha, a máquina super-inteligente NEXT, a principal antagonista nesta trama, atua para destruir e não para construir.

A Humanidade é então confrontada com um dos seus maiores medos: a perda de controlo. Com um adversário invisível que se move livremente pelos equipamentos tecnológicos que dominam a nossa realidade, será possível travá-lo? O confronto começou dia 2 de novembro e continua todas as segundas-feiras, às 22:15h, no canal FOX.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora