No final, Daymaro Salina, que antes do início do jogo tinha deixado uma camisola número 1 rosa de Alfredo Quintana numa cadeira do banco do FC Porto, foi buscar o equipamento, colocou-o no meio para todos os companheiros agarrarem e deu o grito de guerra habitual antes do regresso aos balneários. Esta noite, diferente de qualquer outro feito. E se o luso-cubano agarrou na camisola e ficou a olhar para ela de forma nostálgica, António Areia olhou para Victor Iturriza a tentar conter as lágrimas mas teve de abraçar o companheiro que abanava a cabeça sem parar. Os dragões tinham acabado de ganhar na Champions num jogo que não teve história.

Com a família do guarda-redes na tribuna, incluindo a mulher, a filha e a mãe que levou uma camisola azul com a frase “Estamos juntos” com um coração, perto de Pinto da Costa que assistiu também ao encontro, o Dragão Arena foi palco de mais uma homenagem sentida a Quintana no primeiro encontro da equipa de andebol depois da morte do número 1 que ocupou a baliza dos azuis e brancos durante uma década e se tornou um dos melhores guarda-redes de sempre do clube e da Seleção Nacional, que passou a representar a partir de 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além da tarja “Eterno Quintana 1”, que já tinha sido levantada pelas formações de basquetebol, hóquei em patins, futebol e voleibol, o minuto de silêncio foi um momento arrepiante onde alguns jogadores como Rui Silva que não conseguiram mesmo controlar as lágrimas ao recordar o antigo companheiro enquanto passavam imagens de várias defesas do guarda-redes não só no Campeonato mas também nas competições europeias. O Elverum entrou também com camisolas brancas com o “Quintana 1”, enquanto os jogadores do FC Porto tinham todos o nome Quintana nas costas e uma pequena imagem do guarda-redes na zona do peito.

No final, depois de uma primeira parte que começou com algum equilíbrio mas que permitiu aos azuis e brancos ganharem uma vantagem confortável para ser gerida no segundo tempo até ao triunfo por 38-31. Assim, os dragões acabaram o grupo A da Liga dos Campeões na quinta posição com 12 pontos, cruzando agora nos oitavos com os dinamarqueses do Aalborg. A primeira mão realiza-se a 31 de março ou 1 de abril, com o segundo jogo a ser disputado uma semana depois. Em caso de vitória, o FC Porto poderá encontrar na fase seguinte da principal competições europeia os croatas do PPD Zagreb ou os alemães do SG Flensburg-Handewitt.