O deputado Rui Cristina é o candidato escolhido pelo PSD para tentar reconquistar a presidência da Câmara de Loulé, assumindo a habitação, o saneamento e o turismo como prioridades, disse esta quinta-feira o candidato à Lusa.

Houve promessas eleitorais de há sete anos e meio e de há três anos e meio, em relação a água e esgotos, que não foram cumpridas, algo que não pode acontecer em pleno século XXI. É inadmissível que as pessoas não tenham acesso a algo tão básico num concelho tão rico como o nosso”, afirmou.

Eleito deputado pelo círculo de Faro em outubro de 2019 e atualmente presidente da concelhia de Loulé do PSD, Rui Cristina considera necessária, também, uma aposta na gestão da água para combater os “mais de 30% de perdas” da rede, o que implica um investimento nas infraestruturas.

O candidato considerou existirem outras matérias “essenciais para a vida da população que estão sem resposta” e apontou a habitação como uma das suas preocupações, realçando ser difícil encontrar casas a “preços acessíveis”, sem que “nada seja feito pelo atual executivo”. Ainda na área do urbanismo, considerou ser importante “acabar com os processos muito morosos” para se “restaurar a confiança nos serviços autárquicos” e “não afastar aqueles que pretendem investir no concelho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Cristina revelou-se “confiante” de que o PSD irá fazer uma campanha “muito positiva, muito forte, de seriedade, de inclusão”, procurando ouvir “as pessoas” e mostrar que a sua lista é “uma verdadeira solução para o futuro do concelho”.

A Câmara de Loulé é governada desde 2013 pelo socialista Vítor Aleixo, que detém a maioria, com sete dos nove mandatos atribuídos, e que já anunciou que se vai recandidatar pelo PS a um terceiro e último mandato.

Assumindo conhecer “muito bem a realidade” de Loulé, o candidato do PSD adiantou estar a “auscultar a população” e a criar um grupo de trabalho para “encontrar soluções mais concretas” para o maior e mais rico concelho da região.

Para o candidato, a economia do concelho está “sufocada” e a Câmara de Loulé foi a que “menos apoiou per capita os seus munícipes”, num dos municípios algarvios em que as consequências da pandemia de covid-19 “mais se fizeram sentir na economia local”.

“Tem de haver uma linha condutora para o desenvolvimento do concelho e os investimentos têm de surgir com uma lógica, em sítios definidos e ancorados num plano de desenvolvimento estratégico, pois medidas tomadas avulso não resolvem o problema”, defendeu.

O nome de Rui Cristina integra a lista de 50 candidatos às autárquicas deste ano, já homologada pela direção nacional, divulgada na terça-feira pelo presidente do PSD, Rui Rio, numa conferência de imprensa no Porto.

Com 41 anos, o social-democrata é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade Lusíada em Famalicão, sendo deputado na Assembleia da República desde outubro de 2019. Ingressou no PSD em 2001 e foi candidato à Junta de Freguesia de Almancil nas eleições autárquicas de 2005 e 2009.