A taxa de desemprego no Reino Unido foi de 4,8% entre março e maio de 2021, acima dos 4,7% nos três meses anteriores, informou esta quinta-feira o Office for National Statistics (ONS).

O número de pessoas empregadas com salários aumentou para 28,9 milhões em junho, mais 356.000 que em maio, disse o ONS num comunicado esta quinta-feira divulgado.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o mercado de trabalho em algumas regiões do Reino Unido está agora acima dos níveis pré-pandemia – fevereiro de 2020 – incluindo o nordeste e noroeste de Inglaterra, bem como a Irlanda do Norte. As vagas de emprego atingiram 862.000 entre abril e junho, mais cerca de 77.500 do que nos níveis pré-pandemia em março do ano passado, de acordo com o ONS.

Primeiro-ministro britânico pede “cautela” perante levantamento de restrições 

A taxa de emprego foi de 74,8% entre abril e junho e os rendimentos médios dos trabalhadores aumentaram 7,3%. O diretor de estatísticas do ONS, Darren Morgan, disse esta quinta-feira que o mercado de trabalho continua a “recuperar”, com o número de pessoas nas folhas de pagamentos a aumentar, embora ainda em níveis mais baixos do que os verificados antes do surto da pandemia. “O número de vagas de emprego continua a aumentar acentuadamente. O setor que está a sustentar este aumento é o da hotelaria”, acrescentou Morgan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR