aqui lhe mostrámos a Ranger que vai substituir a geração que ainda se encontra à venda nos concessionários. A nova pick-up da Ford chegará aos primeiros clientes no início do próximo ano, mas as reservas devem abrir no final de 2022, pelo que a marca da oval azul continua a manter “acesa” a chama da curiosidade em torno deste novo modelo. Agora, aproveitando para destacar como é que os potenciais clientes podem usufruir do trabalho de preparação que precedeu a concepção de soluções eminentemente práticas. Tudo para que a Ford se possa arriscar a colocar na nova Ranger o rótulo de “a mais versátil e competente de sempre”.

Esta é a Ford Ranger durona que (só) chega em 2023

Para surpreender e para se diferenciar da concorrência, a marca norte-americana – que, nesse mercado, se impõe como líder de vendas com a F-150 – optou por concentrar a atenção dos seus técnicos na exploração do compartimento de carga, que é, ao fim ao cabo, a principal característica diferenciadora de uma pick-up face aos restantes modelos com atributos mais aventureiros. Segundo a marca, depois de ouvir “mais de 5000 clientes” deste tipo de veículos, foram desenhadas soluções que podem optimizar a exploração do espaço de carga na nova Ranger.

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O resultado redunda em soluções algures entre o simples e o útil e que, sem exigir grandes malabarismos tecnológicos, prometem facilitar a vida dos futuros utilizadores da Ranger, indo para além da simples necessidade de transportar “coisas”.

Confira abaixo 10 destaques:

  1. Degrau de acesso à caixa de carga:
    Aceder ao compartimento posterior deixa de exigir acrobacias em cima de uma das rodas de trás, pois estas nem sempre estão secas e escorregar raramente favorece o trepar com facilidade. Para eliminar este “contra” e facilitar um acesso sem riscos e sem lama à mistura, a nova Ranger conta com um degrau com suportes em aço, que faculta acesso directo à caixa de carga.
  2. Volume de referência:
    A Ranger passa a poder transportar mais equipamentos e materiais no compartimento de carga, dado que beneficia de um incremento de 5 cm em largura. Anuncia, por isso, “o melhor volume da sua classe, superior a 1200 litros de capacidade” e a capacidade de acomodar uma palete de padrão europeu entre os arcos das rodas. Consoante a versão, o comprimento da caixa de carga varia entre 1,638 m e 2,305 m.
  3. Luz onde e quando dá jeito. A caixa de carga passa a ser iluminada para facilitar a operação de colocar ou retirar materiais ou objectos desse compartimento, independentemente da hora. Complementarmente, através da aplicação FordPass no smartphone ou através do ecrã táctil que controla a central multimédia, é possível iluminar uma área de 360 graus à volta da Ranger ou apenas zonas específicas. Para tal, o jogo de luzes faz-se entre os faróis, os projectores exteriores, as luzes de matrícula e a iluminação da caixa de carga.
  4. Portão traseiro transforma-se em bancada. Diz a Ford que levantar ou baixar o portão traseiro do compartimento de carga é uma operação que se pode realizar simplesmente com uma mão, com a vantagem de, uma vez baixado, se converter numa superfície de trabalho que, com o contributo de dois pontos de ancoragem, permite fixar madeiras ou outros materiais de trabalho. A régua, com intervalos de 10 mm, que se encontra embutida no portão traseiro de algumas versões, facilita medições.
  5. Facilidade em instalar divisórias. O estrado da nova Ranger integra pontos onde é possível fixar divisórias construídas à medida, em casa. E isso permite colocar ou remover essas separações, conforme as necessidades, tirando o melhor partido da organização do espaço.
  6. Fixações à medida. Calhas internas com cunhos ajustáveis por mola permitem fixar presilhas em nove pontos distintos ao longo da calha, complementando os seis pontos fixos de fixação. Para maior versatilidade, há ainda calhas externas, úteis sempre que se pretenda usar cintas ou cordas para amarrar a carga.
  7. Plástico para maior durabilidade. O transporte de cargas mais pesadas nem sempre é amigo da pintura, pelo que a Ford ouviu as preces dos seus clientes e avançou com uma protecção extra, em plástico que a marca diz ser resistente e durável, para atenuar o desgaste da utilização. Essa protecção adicional encontra-se nos rebordos da caixa de carga e na extremidade superior do portão traseiro, bem como nas tampas que cobrem os pontos de fixação de acessórios, sejam eles toldos ou armações para o campismo.
  8. Cobertura eléctrica da caixa de carga. Para prevenir surpresas vindas dos amigos do alheio, é possível, opcionalmente, equipar a nova Ford Ranger com uma cobertura eléctrica. Para abri-la ou fechá-la, basta premir o respectivo comando na chave do veículo, na caixa de carga ou no tablier. Segundo a marca, este extra inclui funções de remoção de gelo e um mecanismo que previne o entalamento.
  9. Calhas fixas no tejadilho. São de série e permitem instalar barras ou plataformas no tejadilho capazes de acomodar cargas de até 85 kg (em andamento) ou 350 kg (estático).
  10. Electricidade onde menos se espera. Opcionalmente, a plataforma da caixa de carga pode usufruir de tomadas de 12 V e de um inversor de 400 W, o que permite ter energia para alimentar desde um computador portátil a um pequeno forno ou mini frigorífico, ligados directamente à pick-up da Ford.