O canal estatal russo mostrou, na quinta-feira à noite, imagens daquilo que aparenta ser uma preparação para um possível ataque a capitais europeias, como Berlim, Londres ou Paris.

Os apresentadores falavam sobre o míssil intercontinental Sarmat, que recentemente a Rússia testou. Numa crítica ao Ocidente, um dos comentadores indica que “este míssil não pode ser intercetado”: “As habilidades [de defesa] do Ocidente são limitadas”.

Cinco factos sobre o Sarmat, o novo míssil russo que tem capacidade para destruir uma área semelhante a França

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acompanhado por um mapa da Europa, uma dos apresentadoras garantiu que, desde o enclave de Kaliningrado, o míssil demoraria 106 segundos a atingir a capital alemã, 200 segundos para chegar a Paris e 202 segundos para atacar a capital britânica. 

Ainda assim, a mesma apresentadora realçou que os mísseis Sarmat ainda não estão em Kaliningrado.

Reforçando que a Rússia é vista pelo Ocidente como um “Estado terrorista”, um dos apresentadores disse que a ameaça com um ataque míssil intercontinental é a “única maneira” de falar” com este bloco. “Ele não percebem mais nada.”

Confrontado com o facto de o Reino Unido possuir armas nucleares, um dos apresentadores prevê que, caso haja uma guerra mundial, “ninguém sobreviverá”.