Alexei Gorinov, um deputado municipal de Moscovo e advogado que criticou a guerra na Ucrânia, foi condenado a sete anos de prisão pela justiça russa esta sexta-feira. Esta é, até ao momento, a sentença mais longa à luz da nova lei contra a liberdade de imprensa na Rússia.

Alexei Gorinov enfrenta esta pena por ter afirmado, numa reunião municipal, que “todos os esforços na sociedade civil” deviam “ter como objetivo parar a guerra e retirar as tropas russas do território ucraniano”, informa o The Guardian. Esta declaração foi considerada pela justiça russa como tendo sido “movida por ódio político”.

Começou o julgamento do deputado municipal de Moscovo acusado de divulgar falsas informações por se opor contra a guerra

Isto é claramente uma decisão motivada pela política para assustar o público e promover o silêncio”, afirmou Tanya Lokshina, responsável da Humans Right Watch para a Europa e a Ásia Central. “Esta sentença vergonhosa tem como objetivo evidente desencorajar os russos a falar contra a guerra e a exprimir qualquer forma de descontentamento.”

Durante a leitura da sentença esta sexta-feira, e dentro de uma compartimento de vidro, Alexei Gorinov segurou um cartaz onde se lia: “Ainda precisam desta guerra?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR