A TAP deverá pagar entre 3,8 e 4 milhões de euros de renda anual pela sua nova sede, num edifício no Parque das Nações, em Lisboa, noticia esta terça-feira o Jornal de Negócios citando uma “fonte conhecedora do processo”.

A possibilidade de a TAP mudar de instalações foi inicialmente tornada pública em maio deste ano pela agência Lusa, citando um comunicado interno da Comissão de Trabalhadores da empresa, no qual se explicava que a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, estava a ponderar a mudança das instalações da sede, para um edifício arrendado, devido à necessidade de obras na atual sede.

TAP: Companhia estuda mudança para instalações alugadas para evitar obras de 50 milhões de euros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seria, portanto, mais barato mudar para uma sede arrendada durante “três ou quatro anos” do que realizar as obras na sede, orçamentadas em cerca de 40 a 50 milhões de euros, uma vez que dentro de poucos anos todas as instalações se mudariam para Alcochete, para o novo aeroporto, como se lia nesse comunicado.

Em julho, o jornal Eco noticiou que a TAP se mudaria para o Edifício Báltico, na zona lisboeta do Parque das Nações, onde atualmente se encontra instalada a sede dos CTT — que deverão sair para um edifício mais pequeno devido ao modelo de trabalho híbrido recentemente adotado. Atualmente, os CTT pagavam uma renda de cerca de 5 milhões de euros.

Segundo avança agora o Jornal de Negócios, o objetivo da liderança da TAP era ter o processo concluído ainda este ano, mas a transferência da sede está atrasada: só deverá estar feita depois do primeiro trimestre de 2023, diz o jornal.

O mesmo jornal dá conta de que a Comissão de Trabalhadores e os sindicatos estão envolvidos nas negociações com a empresa para que a nova sede tenha as condições exigidas pelos trabalhadores, incluindo estacionamento, refeitório e uma creche que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, como existe atualmente, e que é fundamental para os pilotos e tripulantes dos aviões.

Ao Jornal de Negócios, a TAP disse que ainda não foi assinado qualquer contrato.