O sismo desta segunda-feira, na Turquia, fez milhares de vítimas e sempre que ocorre um grande terramoto lembramo-nos do terramoto de Lisboa de 1755.

Todos sabemos que Portugal, sobretudo a metade sul de Portugal, está numa zona de risco sísmico, mas ficamos sempre com a dúvida se estamos a fazer tudo para minimizar as consequências de um grande abalo. É precisamente isso que queremos discutir no Contra-Corrente desta terça-feira.

Portugal, e Lisboa em particular, estão preparados ou pode acontecer o que aconteceu na Turquia?

Uma falha situada em terra e o efeito triggering. O que explica a destruição provocada pelo sismo na Turquia?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sismos. Como a tecnologia e o tempo podem ajudar num cenário de tragédia, em que a maioria dos sobreviventes “não aguenta mais de 24h”

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.