A confiança no sucesso da nova missão era muita, os resultados foram deixando cair essa crença aos poucos e poucos. Começou na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde depois de um nulo fora a equipa ainda levou o jogo a prolongamento com menos um mas perdeu por 2-1 frente ao Dínamo Kiev. Passou pela Liga Europa, com o técnico a sonhar com uma nova final europeia que acabou nos oitavos frente ao Sevilha apesar da vitória na Turquia pela margem mínima. Foi sobretudo abaixo no confronto direto com os grandes rivais no Campeonato, com um empate e três derrotas, a última frente ao Besiktas em casa (a ganhar por 1-0 até ficar com mais uma unidade em campo antes de perder por 4-2). Agora, a saída é um dado provável.

Piscou o olho ao Flamengo, ainda pensou esperar por Portugal, está a caminho da Turquia: Jorge Jesus perto de assinar pelo Fenerbahçe

De acordo com o que é noticiado pela imprensa turca, Jorge Jesus terá nas próximas horas uma reunião com o presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, onde existem três cenários em cima da mesa: 1) a saída imediata do clube, numa fase em que o conjunto de Istambul continua na luta pelo Campeonato e pela Taça da Turquia; 2) a rescisão depois da próxima jornada, com uma receção ao Kayserispor na próxima quinta-feira; 3) a permanência até ao final da temporada sem que exista uma renovação de contrato. Ou seja, e em resumo, o técnico português está de saída da Turquia, faltando apenas saber quando a não ser que exista um twist nesta altura muito remoto, seja pela conquista da Liga, seja por vontade de ambas as partes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há dois dados importantes além dos resultados desportivos sobretudo nos jogos grandes. Por um lado, uma discussão acesa que terá acontecido no balneário depois da derrota com o Besiktas, quando Jorge Jesus, que voltou a cumprir castigo, chegou ao balneário quando Ali Koç estava a criticar de forma aberta os jogadores e o técnico pediu para que saísse porque não admitia que falasse assim com o plantel. Por outro, a noção dos dirigentes do clube de Istambul de que o técnico não estará satisfeito na Turquia, estando aberto a novos desafios no final da época quando acabar o contrato rubricado por apenas uma temporada. Há ainda um ponto a ter em conta: a maioria dos adeptos e dos jogadores parece continuar a confiar em Jesus.

Agora é oficial: Jesus tem terceira experiência fora de Portugal, assina pelo Fenerbahçe até 2023 e recebe sete milhões de euros

Segundo alguns jornais turcos, o sucessor do português no clube já estará também escolhido: Sergen Yalçin, treinadores que em 2020/21 foi campeão e vencedor da Taça da Turquia pelo Besiktas. Nesta fase foram também apontados outros clubes e seleções a Jorge Jesus, de um possível regresso ao Flamengo (na fase em que Vítor Pereira perdeu três troféus num mês) à possibilidade de rumar à seleção da Arábia Saudita, passando ainda pela presença na lista de potenciais alvos da Confederação Brasileira de Futebol. A par de tudo isso, e segundo soube o Observador, o técnico considera que ainda poderá ter convites para projetos desportivos que sejam mais aliciantes do que o Fenerbahçe, mesmo que não cheguem a curto prazo.

“Brasil? Quem não gostava? Há algum treinador no mundo que não gostasse de treinar o Brasil? Ninguém falou comigo. O meu contrato acaba em maio, depois vamos ver o que vai acontecer. Só tomo atitudes quando acabar a época, é assim que faço sempre, não tomo decisões já. Logo se vê se fico na Turquia ou não. Quem não gostava de treinar a seleção do Brasil? Só se estivesse a treinar o Real Madrid ou o Barcelona… Se estou disponível para assumir uma seleção? Poucas mas pode ser uma hipótese. Só aceitaria seleções que pudessem dar títulos, é assim que escolho os meus clubes. Dificilmente treino um clube em que não possa ganhar nada. Flamengo? Tudo é hipótese na minha carreira, não ponho nada de parte. A Arábia Saudita… Tenho várias coisas para escolher e quando acabar o contrato em maio logo se vê”, comentou Jorge Jesus à SportTV na última passagem por Portugal quando estava de novo a rumar para Istambul.

Em 41 jogos realizados esta temporada pelo Fenerbahçe, Jorge Jesus conseguiu 27 vitórias, sete empates e outras tantas derrotas, tendo caído na terceira pré-eliminatória da Champions antes de ganhar o seu grupo da Liga Europa e cair nos oitavos frente ao Sevilha. No Campeonato, e depois de mais uma derrota num jogo grande como já tinha acontecido com o Galatasaray e o Trabzonspor, o conjunto de Istambul ocupa a segunda posição com menos nove pontos do que o Galatasaray (e menos um jogo) a oito rondas do final.