Mike Pence divulgou esta quarta-feira de manhã o vídeo com que formaliza a sua candidatura à nomeação do Partido Republicano — e juntou-se oficialmente à corrida à Casa Branca, durante a qual vai competir diretamente com Donald Trump e Ron DeSantis.

Ao longo de 2 minutos e 44 segundos, Pence, que entre 2016 e 2020 foi o número 2 de Trump, servindo como vice-Presidente dos Estados Unidos, explica por que motivo deve ser a sua a candidatura escolhida pelos republicanos. “Tempos diferentes exigem lideranças diferentes”, diz o agora candidato oficial, justamente no dia em que completa 64 anos, garantindo que “os melhores dias da Maior Nação da Terra estão ainda por vir” e assegurando ter “fé de que Deus ainda não desistiu da América”.

Para esta quarta-feira está também marcado um comício de Mike Pence em Des Moines, no Iowa, o primeiro momento de uma longa caminhada que poderá (ou não) terminar a 5 de novembro do próximo ano — a Convenção Nacional do Partido Republicano que vai escolher o candidato que vai defrontar o atual Presidente Joe Biden está marcada para a primavera de 2024.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Hoje, o nosso partido e o nosso país precisam de um líder que apele, como disse Lincoln, aos melhores anjos da nossa natureza”, pode ouvir-se Pence no vídeo, onde são sobrepostas imagens marcantes da sua carreira política e dos “grandes apuros”, diz, em que os Estados Unidos estão neste momento mergulhados.

“O Presidente Joe Biden e a esquerda radical enfraqueceram a América, em casa e no estrangeiro”, acusa Pence, conservador evangélico, sobre imagens do atual ocupante da Casa Branca a comer gelados e de notícias de que sobressaem as palavras “desemprego”, “recessão”, “crise migratória”, “teoria da raça”, “transexual” e “drag queens”.

“Somos melhores do que isto”, conclui, para depois reconhecer que até seria “fácil ficar à margem”, mas não é isso que vai acontecer. “Não foi assim que fui educado. É por isso que hoje, perante Deus e a minha família, anuncio que me vou candidatar à presidência dos Estados Unidos”, anuncia entretanto, formalizando a notícia que já tinha sido avançada no início desta semana, dia em que submeteu a documentação oficial exigida pela comissão eleitoral federal.