Ano novo, vida “velha”. Três meses depois, Roberto Martínez, selecionador nacional, anunciava mais uma lista de convocados para compromissos de Portugal a contar para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, neste caso a terceira chamada, não sendo de esperar grandes novidades face ao que tem sido apresentado pelo técnico espanhol. Ainda assim, poderiam existir algumas nuances, sendo que algumas seriam certas a nível de clubes que representam (e com a Arábia Saudita a ganhar um outro peso).

Pedro Neto, extremo do Wolverhampton que na última convocatória estava concentrado com os Sub-21, volta a ser chamado ao conjunto principal, ao passo que João Cancelo e João Félix, que ainda não jogaram em 2023/24 permanecem nas escolhas. Surpresa também para a ausência de Pepe dos convocados, sendo que as ausências de Raphael Guerreiro e Renato Sanches da lista já eram esperadas por lesão. Na conferência de imprensa, Roberto Martínez justificou a ausência do central também por questões físicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

200 jogos, 123 golos, 120 vitórias, 18.º vez a decidir (e muito mais): os números que colocam Ronaldo no Guinness

De recordar que Portugal lidera nesta fase o grupo J de qualificação com 12 pontos em quatro jogos, após vencer Liechtenstein (4-0), Luxemburgo (6-0), Bósnia (3-0) e Islândia (1-0), mais três do que a Bósnia e mais cinco do que Luxemburgo, primeira equipa que está fora das posições de apuramento. Agora, o conjunto nacional joga no dia 8 em Bratislava com a Eslováquia e no dia 11 com Luxemburgo no Algarve.

Com outros era sorte, com Ronaldo é só destino (a crónica do Islândia-Portugal)

Os 24 convocados de Roberto Martínez para os jogos com Eslováquia e Luxemburgo

  • Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma)
  • Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), Nelson Semedo (Wolverhampton), Danilo Pereira (PSG), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton) e João Cancelo (Manchester City)
  • Médios: Pedro Neto (Wolverhampton), João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Al Hilal), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio (Al Nassr), Vitinha (PSG) e Bernardo Silva (Manchester City);
  • Avançados: Ricardo Horta (Sp. Braga), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (Atl. Madrid), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (PSG) e Diogo Jota (Liverpool)

“O estágio de setembro é difícil porque o mercado está aberto e alguns jogadores estão numa situação difícil também. Acho que é um momento muito importante para nós, para apoiarmos jogadores como João Cancelo ou João Félix e valorizarmos o trabalho que fizeram nos últimos estágios. Gostaria de pedir aos nossos adeptos apoio para eles, porque merecem. É muito importante, para mim, trabalhar com consistência. O trabalho na Seleção precisa de tempo, não é juntar jogadores para um jogo. Não é possível fazer isso. Gosto de valorizar o trabalho dos jogadores quando estão aqui. Trabalhamos de uma forma muito honesta, temos uma pré-lista que está a seguir jogadores em bom momento de forma. Precisamos de criar competitividade para todas as posições na Seleção. Neste estágio, é mais importante o trabalho dos últimos dois, não tanto o momento dos jogadores”, explicou Roberto Martínez após o anúncio dos 24 convocados deste estágio.

“A Eslováquia está invicta, o treinador tem uma ideia de jogo clara, muito bem trabalhada e estruturada. Precisamos de estar ao máximo nível. O apuramento para o Europeu ainda tem mais seis jogos. Para jogar, todos os jogos são muito importantes. O nosso jogo em Bratislava será essencial para nós. Para podermos mostrar a nossa forma de jogar, para nos podermos adaptar a um jogo fora de casa contra uma equipa experiente, com jogadores como Skriniar, Lobotka… Jogadores com uma mentalidade vencedora. Esse é o passo que temos pela frente e precisamos de estar perfeitos”, acrescentou ainda o selecionador, que explicou a ausência de Pepe com questões físicas à semelhança do que aconteceu com Guerreiro e Renato.