Onze concertos protagonizados por artistas estrangeiros e nacionais compõem o programa do 1.º Festival Internacional de Órgão de Évora, que começa no domingo e que se prolonga até 14 de julho de 2024, foi divulgado esta terça-feira.

A iniciativa arranca, no domingo, às 17h00, na Igreja do Espírito Santo, em Évora, com um concerto do projeto Quatro Ventos, formado pelos músicos António Esteireiro (órgão) e Gonçalo Pescada (acordeão).

Segundo a organização, o projeto Quatro Ventos apresenta um programa com a interpretação de obras de compositores como Bach, Vivaldi, Scarlatti, Pachelbel, Giazzotto, Corrette, Boëllmann, Muschel e Piazzolla.

Organizado pela Igreja de S. Francisco em parceria com a do Espírito Santo e o Cabido da Sé, o 1.º Festival Internacional de Órgão de Évora vai decorrer nestes três edifícios religiosos e surge após a recuperação dos respetivos órgãos históricos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O festival pretende ser um grande evento em que todos os órgãos serão tocados por organistas de carreira sólida e de referência internacional e nacional, bem como divulgar o trabalho de jovens organistas”, adiantaram os promotores.

Segundo o programa, estão previstas atuações de Capella de S. Vicente (25 de novembro), Alice Rocha (3 de dezembro), Rui Soares, Paulo Bernardino, João Santos e Ricardo Toste (24 de fevereiro de 2024) e Rafael dos Reis e Joana Godinho (14 de abril).

Seguem-se os concertos com Ensemble Régio (5 de maio), Johann Vexo (26 de maio), Lorenzo Ghielmi (9 de junho), Gian Vito Tannoia e Rafael dos Reis (16 de junho), Ramón Pérez-Sindín Blanco (30 de junho) e Alice Rocha e Erika Maschke (14 de julho).

O mais antigo conjunto de dois órgãos da Europa, que data de 1562, um deles já recuperado, encontra-se na Sé de Évora. Os órgãos das igrejas de Évora foram construídos entre os séculos XVI e XIX.

Já a Igreja de S. Francisco possui um conjunto de órgãos que o organeiro Pascoal Caetano Oldovino construiu para as mais importantes igrejas da cidade.