A jornalista Sofia Teixeira, autora da série de entrevistas Do Outro Lado, publicadas no Observador, conquistou o segundo lugar do Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental.
Realizadas e editadas por Nuno Neves, com a colaboração de Kimmy Simões, as entrevistas Do Outro Lado, Histórias de Quem Trata a Saúde Mental, debruçam-se sobre os casos que foram particularmente marcantes para os psicólogos e psiquiatras entrevistados. Ou porque marcaram um ponto de viragem na forma como abordavam um determinado problema dos pacientes, ou porque foi a primeira vez que se confrontaram com uma situação de que apenas tinham lido nos livros ou ouvido falar na faculdade, ou por qualquer outra razão que contribuiu para fazer daquela pessoa e daquela situação um caso que não vão esquecer.
Do rapaz que jogava online 22 horas por dia à doente que inventava sintomas para ser tratada, passando pelo recluso que se reconciliou com a família, pela mulher que não saía de casa há dez anos ou pelo doente terminal que aceitou esperar pelo fim, são, até agora, dez relatos que nos ajudam a perceber como se sente o profissional de saúde que está do outro lado e como gere as emoções no exercício de um processo terapêutico.
A série Do Outro Lado faz parte do Mental, a secção do Observador totalmente dedicada à saúde mental, lançada em março deste ano. A iniciativa conta já com dezenas de entrevistas, reportagens, notícias, crónicas e depoimentos em vários formatos, e resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz, contando também com a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
As entrevistas Sair do Labirinto, que também pertencem ao Mental, foram igualmente reconhecidas no prémio promovido pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, tendo o jornalista Paulo Farinha recebido uma menção honrosa por esse conjunto de trabalhos, no qual conversa com profissionais de saúde sobre a forma de ultrapassar doenças como a depressão, Perturbação Obsessivo-Compulsiva, burnout, depressão pós-parto, perturbação bipolar ou anorexia, entre outras.
Do Mental fazem também parte as entrevistas Labirinto, um caso de sucesso do Observador, com milhões de leituras, visualizações e downloads em vários formatos, que no ano passado valeu às jornalistas Sara Antunes de Oliveira e Carla Jorge Carvalho uma menção honrosa nos mesmos prémios e que deu entretanto origem ao livro com o mesmo nome, lançado em outubro passado.
O júri da terceira edição dos prémios de jornalismo instituídos pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (à qual concorreram 37 jornalistas de 12 órgãos de comunicação social, autores de 41 trabalhos a concurso) foi constituído pela ex-jornalista Dulce Salzedas, pelos psiquiatras João Marques Teixeira e João Bessa (presidente eleito da SPPSM), por Jacobo Muñoz (diretor médico da Janssen, que patrocina o prémio) e por Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente.
O anúncio dos vencedores foi feito na tarde desta quarta-feira, 15 de novembro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. O primeiro lugar foi para o Expresso, com a reportagem “Anorexia, o bicho perigoso que teima em não sair”, da autoria de Helena Bento, Tiago Pereira Santos e Tiago Miranda, e o terceiro lugar para a revista Visão, com a reportagem “Burnout, Trabalhar até Quebrar”, de Rita Rato Nunes e Mariana Almeida Nogueira. As outras duas menções honrosas foram atribuídas ao podcast “Que voz é essa”, do Expresso (de Joana Pereira Bastos e Helena Bento) e à reportagem “Depressão, os Caminhos da Cura”, da Visão Saúde (de Mariana Almeida Nogueira).
Mental é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com a Saúde Mental. Resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz e tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um conteúdo editorial completamente independente.
Uma parceria com:
Com a colaboração de: