A questão é antiga, mas a pandemia de Covid-19 — e todas as suas consequências — só a vieram agravar: a saúde mental é desvalorizada, estigmatizada e frequentemente considerada “o parente pobre do SNS”.

As mortes provocadas pelo vírus SARS-CoV-2, o luto das famílias, o alarme social, os confinamentos, a quebra de rendimentos, o isolamento, as escolas fechadas e todas as outras consequências diretas ou indiretas multiplicaram os casos de depressão, ansiedade, burnout e tantas outras patologias mentais. E fizeram crescer a necessidade de ter boa informação, rigorosa e cuidada, sobre o assunto.

Desde outubro de 2021 que a série Labirinto – Conversas sobre Saúde Mental é um exemplo da forma como o Observador tem tratado o tema: as entrevistas a figuras públicas que falam abertamente sobre os seus diagnósticos de depressão, ansiedade, perturbação bipolar, perturbação obsessivo-compulsiva, burnout ou adição já foram vistas, lidas e ouvidas quase 2 milhões de vezes e os números continuam a crescer diariamente.

Agora, damos um passo em frente: a partir do dia 6 de março, lançaremos uma nova secção totalmente dedicada à Saúde Mental, numa parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz que conta também com a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa nova área do site — e a que chamaremos justamente Mental — pode encontrar notícias, reportagens, entrevistas e crónicas, em texto, vídeo e podcast. Estes são alguns exemplos:

Do outro lado – Histórias de quem trata a Saúde Mental
Depoimentos registados em vídeo com psicólogos e psiquiatras que relatam um caso que tenha sido particularmente marcante ao longo da sua carreira. Ou porque marcou um ponto de viragem na forma como abordavam um determinado problema dos paciente; ou porque foi a primeira vez que se confrontaram com uma situação de que apenas tinham lido nos livros ou ouvido falar na faculdade; ou ainda porque aquele paciente chegou num momento particular da vida do terapeuta, tornando o distanciamento mais desafiante.

Sair do labirinto
A propósito das entrevistas do Labirinto — Conversas sobre Saúde Mental, em que conversámos (e continuaremos a conversar) com figuras reconhecidas de várias áreas, vamos agora dar a palavra aos profissionais de saúde que podem ajudar a ultrapassar esses problemas. Há sempre uma saída, uma luz ao fundo do túnel, e há sempre alguém que pode ajudar, com preparação científica e humana para isso. Entre a psicoterapia, a medicação ou outras abordagens terapêuticas, psicólogos e psiquiatras, aos microfones da Rádio Observador, vão ajudar-nos a perceber como se dá a volta a uma depressão, como sair do labirinto da ansiedade ou como lidar com um luto patológico.

Políticas públicas de saúde mental – os bons exemplos que chegam do estrangeiro
Como é que outros países enfrentam problemas de saúde pública como o suicídio, a depressão ou a ansiedade? Que soluções, estratégias e medidas estão a ser estudadas que possam influenciar ou já tenham influenciado políticas públicas de saúde mental? Vamos entrevistar técnicos, conselheiros e especialistas de relevo nos respetivos países para tentar perceber como funcionam outras realidades e o que pode, eventualmente, ser “importado” para Portugal.

Projetos inovadores em Portugal
Reportagens sobre instituições que têm projetos inovadores na área da Saúde Mental. De norte a sul do país, com populações diferentes e abordando problemas distintos, há muitas organizações a desenvolver planos de intervenção que melhoram a saúde mental e o bem-estar de pacientes (e potenciais doentes). Se houver ideias em Vila Real de Santo António que possam ser implementadas em Viana do Castelo, queremos contribuir para partilha de experiências, dando conta de casos de sucesso.

Explicadores
Do que falamos quando falamos de esquizofrenia, depressão, burnout, transtorno borderline, perturbação bipolar, ansiedade, ou adição? Qual a diferença entre psicose e neurose? O que é um ansiolítico? E um antidepressivo? Porque se faz o “desmame” de alguns medicamentos? Nos explicadores, teremos respostas simples, numa linguagem acessível (e não técnica ou académica), que ajudam a descodificar conceitos.

Artigos de opinião
Todas as semanas teremos uma crónica nova de um doente, um cuidador, um psicólogo, um psiquiatra, um pediatra, um médico de família ou outro autor que partilhará, numa perspetiva pessoal, a sua experiência em lidar com desafios de saúde mental.

Newsletter
O Mental terá também uma newsletter mensal com os trabalhos do projeto, mais informações e dados sobre o tema e uma curadoria do que de melhor se escreve sobre saúde mental noutros países.

Como ajudar – e onde pedir ajuda
Iremos também atualizando constantemente as nossas listas de instituições e linhas de apoio a que pode recorrer se precisar de ajuda. E vamos também dar-lhe conta de associações, por exemplo, que podem precisar de donativos para continuarem a ajudar outros.

Labirinto – Conversas sobre Saúde Mental
As entrevistas do Labirinto — Conversas sobre Saúde Mental continuarão a ser publicadas, passando a integrar esta nova secção.

Mental é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com a Saúde Mental. Resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz e tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um conteúdo editorial completamente independente.

Uma parceria com:

Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento Hospital da Luz

Com a colaboração de:

Ordem dos Médicos Ordem dos Psicólogos