Uma jovem morreu esta sexta-feira, 17 de novembro, num concerto da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, avança a Folha de São Paulo. A artista norte-americana também já lamentou a morte nas rede sociais. E anunciou o adiamento do segundo concerto que estava previsto para este sábado no Rio. “Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio”, diz a cantora, citada pelo G1. O concerto foi reagendado para segunda-feira, 20 de novembro.

A fã, que foi identificada pelo jornal como Ana Clara Benevides, tinha 23 anos e desmaiou já durante o concerto, quando a cantora cantava Cruel Summer, a segunda música do setlist da The Eras Tour. A jovem ainda chegou a ser reanimada no estádio, mas, a caminho do hospital, não resistiu a uma segunda paragem cardíaca, reporta o jornal brasileiro.

Mil pessoas que estavam no estádio Nilton Santos desmaiaram de calor, escreve a Folha de São Paulo, citando os bombeiros presentes. A sensação térmica no recinto terá chegado aos 60°C.

Nas redes sociais, muitos fãs acusam a produção de proibir a entrada com garrafas de água no estádio. A cantora chegou a interromper o concerto pedindo a que a sua equipa distribuísse água. Vídeos publicados nas últimas horas mostram o momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Descreve a Folha que o calor era notório: a cantora terá arremessado uma garrafa de água durante a performance da canção All Too Well, acabando o espetáculo “visivelmente ensopada de suor”.

Taylor Swift: “Não consigo dizer-vos quão devastada estou”

Nas redes sociais, a artista usou as histórias do Instagram para lamentar o sucedido. “Não acredito que estou a escrever estas palavras, mas é de coração partido que digo que perdemos um fã esta noite antes do meu espetáculo. Não consigo dizer-vos quão devastada estou por isto. Tenho muito pouca informação além de que ela era incrivelmente linda e demasiado nova”, escreveu.

“Não serei capaz de falar sobre isto no palco porque fico dominada pelo luto quando tento falar sobre isso. Quero dizer agora que sinto profundamente esta perda e que o meu coração partido está com a sua família e amigos. Esta era a última coisa que alguma vez pensei que pudesse acontecer quando trouxe a digressão ao Brasil”, acrescentou.

Taylor Swift tem mais cinco concertos agendados no Brasil, com mais duas apresentações no Rio de Janeiro e outras três, na próxima semana, em São Paulo. A digressão Eras Tour chega a Portugal em maio do próximo ano.

Governo brasileiro muda política sobre restrições de água em concertos

O ministro da Justiça brasileiro, Flávio Dino, escreveu este sábado nas redes sociais que a Secretaria da Defesa do Consumidor, que está sob a sua alçada, iria rever as restrições que impedem quem assiste a concertos de grandes dimensões de levar as suas próprias garrafas de água, o que, no Rio de Janeiro, faz parte das medidas de segurança para esse tipo de eventos. Em Portugal, a prática também é comum. Segundo o ministro, “é inaceitável que as pessoas sofram, desmaiem ou até morram por falta de acesso a água”.

Horas depois, Flávio Dino anunciou que “a partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos”. E continua: “As empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso”. De acordo com o ministro da Justiça, “a medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes. A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário”.