O Observador venceu, esta terça-feira, cinco prémios do Observatório de Ciberjornalismo. O podcast narrativo “O Sargento na Cela 7”, o primeiro da série podcast plus do Observador, venceu na categoria Narrativa Sonora Digital, quer na votação do júri, quer na do público. Em seis episódios, e pela voz de Pêpe Rapazote, a jornalista Tânia Pereirinha e João Santos Duarte contam a história de António Lobato, o português que esteve mais tempo em cativeiro durante a guerra colonial.

Já na categoria Narrativa de Vídeo Digital, o júri escolheu um vídeo da secção Mental do Observador como vencedor. “Do Outro Lado” é a rubrica em que psicólogos e psiquiatras relatam um caso que tenha sido particularmente marcante ao longo da sua carreira. No vídeo premiado pelo Observatório do Ciberjornalismo, a psiquiatra Susana Sousa Almeida conta como foi tratar um jovem com um cancro terminal que decidiu esperar pelo fim.

O Observador foi também premiado na categoria “Última hora” — escolha do júri e também do público — pelo acompanhamento que fez sobre o sismo que ocorreu em Marrocos no início de setembro.

O anúncio foi feito esta tarde, durante as VIII Jornadas de Ciberjornalismo, que aconteceram na Universidade do Porto.

Não é a primeira vez que o Observador vence um prémio do Observatório do Ciberjornalismo. “Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias” venceu na categoria reportagem multimedia no ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este ano o jornal que arrecadou mais prémios foi o Público, que venceu em seis categorias.

Esta é a lista dos vencedores dos Prémios do Observatório do Ciberjornalismo de 2023:

1. Excelência Geral em Ciberjornalismo

Público – votação do júri e do público

2. Última Hora

Sismo. Marrocos pode pedir apoio de mais países para resposta ao sismo que provocou mais de 2 mil mortes  – como aconteceu (Observador) – votação do júri e do público (o liveblog em que acompahámos ao minuto a tragédia marroquina)

3. Reportagem Multimédia

Contas à vida: enfrentar a inflação (Público) – votação do júri

Baixa de Lisboa: Liquidação Total (Expresso) – votação do público

4. Narrativa Vídeo Digital

“Do Outro Lado.” O doente terminal que aceitou esperar pelo fim (Observador) – votação do júri

Erosão costeira: e se daqui a uns anos a nossa praia já não estiver lá? (Público) – votação do público

5. Narrativa Sonora Digital

O Sargento na Cela 7 (Observador) – votação do júri e do público

6. Infografia Digital

Somos 8.000.000.000 (Público) – votação do júri e do público

7. Ciberjornalismo de Proximidade

Porto Brandão (Mensagem de Lisboa) – votação do júri

Vivem como imigrantes ilegais no país onde nasceram, Portugal. “Mandaram-me para Angola, mas eu não conheço aquele país, nunca saí daqui” (Mensagem de Lisboa) – votação do público

8. Ciberjornalismo Académico

Entre o Sentir e o Ser (ComUM) – votação do júri

Cuidadores informais e a falta de apoio. “Não existe obrigação. O que existe é a vontade de cuidar (Individual – Maria Carvalho e Nuno Diogo Pereira) – votação do público