Uma explosão num armazém na ilha de Mahe, arquipélago das Seicheles, na noite de quarta-feira, causou 178 vítimas, de acordo com a Seychelles News Agency (SNA).
A explosão ocorreu às 2h horas locais (22h em Lisboa) no armazém de uma empresa de construção civil, onde estavam quatro contentores com explosivos. A zona industrial de Prudence, no nordeste de Mahe, fica a 7 quilómetros da capital do arquipélago, Victoria.
Ainda não há confirmação sobre o que os deflagrou, mas o Presidente do país, Wavel Ramkalawan, declarou à imprensa local que “não se deixará pedra sobre pedra” até apurar a causa da explosão, avança a SNA.
A explosão coincidiu com cheias e deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas que, segundo a BBC, causaram três vítimas mortais e descargas do sistema de saneamento no oceano.
O presidente da República das Seicheles declarou o estado de emergência para esta quinta-feira na ilha afetada. Em comunicado, a presidência explica que, esta quinta-feira, “é aconselhado que todos fiquem em casa”. “Todas as escolas serão encerradas. Só será permitida liberdade de deslocação a trabalhadores dos serviços essenciais e a visitantes [turistas]”, explicou.
As autoridades justificam a medida com a necessidade de não condicionar as operações dos serviços de emergência e segurança.
A BBC noticia também que o aeroporto internacional da ilha, a 4 quilómetros do epicentro da explosão, terá ficado danificado. No entanto, na conta oficial do país no X , foi divulgado que “o Aeroporto Internacional das Seicheles continua operacional e os serviços de ferry entre ilhas estão a funcionar para visitantes.” O turismo e serviços relacionados constituem a maior atividade económica do país.
To all our visitors currently in the Seychelles, we kindly ask for your cooperation and understanding whilst the authorities handle the situation.
The Seychelles international Airport is still operational and ferry services between islands are operating for visitors. pic.twitter.com/pJPSDfGJVL
— The Seychelles Islands (@visitseychelles) December 7, 2023
O arquipélago é uma antiga colónia britânica composta por 115 ilhas no Oceano Índico, que dista mil quilómetros para norte da ilha de Madagáscar.
O Observador tentou contactar por telefone o Consulado Geral de Portugal em Maputo, que acompanha os assuntos relacionados com as Seicheles — não existe representação diplomática portuguesa permanente no país —, mas não obteve resposta. À hora de publicação desta notícia, não existe confirmação do envolvimento de qualquer cidadão português na situação pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.