O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) garantiu um apoio de 300 mil euros para implementação do projeto “REVUP – Recursos e Ambientes Colaborativos de Aprendizagem”.

Em comunicado, o IPCB explicou, esta terça-feira, que este financiamento surge no âmbito de uma candidatura apresentada ao Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior — Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior.

“O projeto tem como objetivo combater o abandono escolar de cada estudante, analisando as suas condições e características no acesso ao ensino superior e fomentando a implementação de um ambiente pedagógico dinâmico, que promova metodologias de aprendizagem ativas e que motivem os estudantes para o trabalho em equipa”.

Governo vai apoiar 24 instituições do ensino superior no combate ao abandono e insucesso escolar

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os estudantes sinalizados vão ser acompanhados através de uma plataforma de tutoria e mentoria, que atua em duas dimensões: o acompanhamento do percurso formativo e o apoio através de mentores, que contribuem para a superação de dificuldades de aprendizagens em conteúdos específicos.

Segundo o IPCB, o REVUP deve iniciar-se ainda no decorrer do presente ano letivo e tem prevista a implementação de um conjunto alargado de atividades.

Estas estão divididas em quatro grandes áreas: criação da plataforma SI.PREVINA (ferramenta de predição do abandono escolar), realização de tutorias e mentorias em ambiente físico e virtual, criação de um ambiente de ensino e aprendizagem colaborativo e sustentado por metodologias pedagógicas ativas, e atribuição das bolsas “Mentor” e “Caloiro”, que têm como objetivo a motivação para participação dos estudantes no projeto.