O pagamento dos adiantamentos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), às startups e incubadoras já começaram a ser feitos pelo IAPMEI e pela Startup Portugal, foi anunciado esta segunda-feira.

“A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Startup Portugal já iniciaram os pagamentos do primeiro adiantamento ‘Vouchers para startups — Novos produtos verdes e digitais’ e dos ‘Vales para incubadoras e aceleradoras’, para os projetos cuja candidatura ao primeiro aviso tenha sido aprovada”, indicou, em comunicado a Startup Portugal, organização que se dedica a promover o empreendedorismo.

O primeiro aviso dos ‘Vouchers para startups — Novos produtos verdes e digitais’ recebeu 1.502 candidaturas, tendo sido aceites 726, com 21.780.000 euros de volume de incentivo aprovado. Por sua vez, o primeiro aviso dos Vales para incubadoras e aceleradoras’ somou 63 candidaturas aprovadas, com um volume de incentivo de 9.123.000 euros.

A Startup Portugal não precisou o total de candidaturas recebido neste aviso. Segundo os dados divulgados esta segunda-feira, foram validados 231 termos de aceitação, estando em processamento adiantamentos iniciais de 5.000 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes vouchers e vales para startups (empresas com rápido potencial de crescimento económico), incubadoras e aceleradoras são cofinanciados pelo PRR. Para a Startup Portugal “este destaque na data de pagamento demonstra o compromisso dos organismos gestores em agilizar o apoio financeiro às ‘startups’ que participaram ativamente no programa”.

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem ainda o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.