Um “louco”, “mentalmente incapaz” e a “desgraça dos Estados Unidos”. Foi com estas palavras que o ex-Presidente russo Dmitry Medvedev descreveu o líder norte-americano, Joe Biden, na sequência do seu discurso do Estado da União, em que alertou para um momento sem precedentes na história.

Nas redes sociais, Medvedev criticou a forma como Biden começou a sua declaração anual ao Congresso, lembrando o ano de 1941, em que o Presidente Franklin Roosevelt discursou naquela mesma sala. “Ele disse: ‘Dirigo-me a vós num momento sem precedentes na história da União’. Hitler estava em marcha. A guerra devastava a Europa. O objetivo do Presidente Roosevelt era acordar o Congresso e alertar o povo americano que este não era um momento comum. A liberdade e a democracia estavam sob ataque no mundo”, afirmou, acrescentando: “Agora somos nós que enfrentamos um momento sem precedentes na história da União”.

Um Estado da União cheio de recados. Joe Biden confrontou Putin e avisou Bibi, mas o verdadeiro adversário foi Trump

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta às declarações de Biden, o atual presidente do Conselho de Segurança russo sublinhou que a comparação “não é favorável” para o líder norte-americano. “Em primeiro lugar, apesar de Roosevelt ser um homem doente numa cadeira de rodas, levantou a América da [Grande] Depressão; Biden, por outro lado, é um homem louco e mentalmente incapaz que se propôs arrastar a humanidade para o inferno“, escreveu numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]

“Em segundo lugar, Roosevelt, juntamente com os seus aliados, incluindo a URSS, lutava pela paz. No entanto, Biden está a tentar ativa e persistentemente iniciar a Terceira Guerra Mundial“, continuou. Medvedev disse ainda que, enquanto Roosevelt estava a lutar contra os fascistas, Biden estava a lutar por eles, repetindo um dos argumentos mais usados pela Rússia. “Ele [Biden] é a desgraça dos Estados Unidos!”, sublinhou.