Acontece inúmeras vezes em empresas, associações e organizações. Para dar um passo em frente e romper com o passado, é preciso recordar o que foi bem feito nesse mesmo passado — e foi precisamente essa linha de pensamento que o Liverpool seguiu na hora de voltar a contratar Michael Edwards, novo CEO de todo o futebol do Fenway Sports Group que foi diretor desportivo do clube até ao verão de 2022.

O regresso do britânico — que chegou a Liverpool em 2011, tornou-se diretor desportivo em 2016 e ocupou o cargo durante os seis anos seguintes — surge como a primeira pedra do período pós-Jürgen Klopp, antecipando desde já a estratégia para as próximas temporadas e na sequência da saída do treinador alemão. A primeira passagem de Michael Edwards por Anfield coincidiu com a melhor fase do Liverpool nas últimas décadas, entre a conquista da Liga dos Campeões em 2019 e da Premier League na época seguinte, e trouxe contratações sonantes e cruciais como Alisson, Virgil van Dijk ou Mohamed Salah.

“O Michael é um dos talentos executivos mais formidáveis do futebol mundial. Volta a trabalhar connosco num papel de maior relevância do que aquele que tinha anteriormente e com responsabilidades mais abrangentes. Quando falámos com ele pela primeira vez, ficou claro que essas responsabilidades mais abrangentes seriam um fator impulsionar a um eventual regresso à indústria. A ambição dele encaixou com a nossa”, explicou Mike Gordon, presidente do Fenway Sports Group que é dono do Liverpool, com a BBC a indicar que Michael Edwards começou por recusar a proposta inicial, que só oferecia o regresso ao mesmo cargo de diretor desportivo que tinha ocupado até 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o terceiro episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui e o segundo episódio aqui]

Depois de menos de dois anos longe do futebol, período em que teve abordagens do Chelsea e do Manchester United e só trabalhou como consultor para uma agência desportiva, o britânico regressa ao Liverpool com a tarefa quase imediata de contratar um novo diretor desportivo — depois de Jörg Schmadtke, o substituto a curto prazo de Julian Ward, ter saído no fim da janela de mercado de inverno. Richard Hughes, atual diretor técnico do Bournemouth que já anunciou que vai deixar o clube no fim da época, deve ser o eleito.

Em conjunto com Richard Hughes, Michael Edwards será um dos principais responsáveis pela escolha do sucessor de Jürgen Klopp, numa corrida onde Xabi Alonso tem sido constantemente dado como grande favorito. Adicionalmente, e tal como confirmou em declarações à BBC, o britânico também foi atraído pela intenção clara e assumida do Fenway Sports Group em adquirir um segundo clube.

“Um dos grandes fatores decisivos foi esse compromisso em adquirir e controlar um clube adicional, em crescer esta área da empresa. Acredito que, para nos mantermos competitivos, é necessário investir e expandir o atual portefólio”, atirou, garantindo estar “orgulhoso pelo desejo e persistência” revelados na sua contratação. “Era vital para mim que, se eu voltasse, fosse com uma energia e um vigor renovados. Na prática, com novos desafios e novas oportunidades”, terminou.

A possibilidade de saída de Van Dijk, as informações de Lineker e as suposições de Benítez: as ondas de choque da saída de Klopp