Um dia que não teve muito para recordar dos Boston Celtics, um dia que teve muito para recordar dos Maine Celtics, um dia que só teve coisas para recordar de Neemias Queta. Poucas horas depois de ter assinado um contrato standard com a formação de Boston, que substitui o vínculo two way que acordara no verão para poder jogar também na equipa secundária e permite que possa ocupar a 15.ª vaga no plantel para a fase dos playoffs da NBA, o poste português teve mais uma grande exibição no jogo 1 da final da G League e ajudou a equipa a ficar apenas a um triunfo da vitória no Campeonato… que pode ser só a primeira da época.

O melhor prémio depois do sucesso na G League: Neemias Queta assina contrato com os Boston Celtics (e vai lutar para ser campeão)

A noite nem começou da melhor forma para os Boston Celtics, neste caso o conjunto principal. Num dos últimos encontros de uma fase regular onde já garantiram a liderança da Conferência Este e de toda a NBA, os comandados de Joe Mazzulla tiveram um dos encontros menos conseguidos da temporada e ficaram logo no primeiro período com um fosso não mais recuperado frente aos Milwaukee Bucks numa partida que vai entrar para a história por ter sido a primeira em que não teve direito a qualquer lançamento livre (contra apenas dois do adversário. “Achei que foi um jogo físico, e, quando me entregaram a folha de estatísticas, pensava que eram as do intervalo. Não olhei para os minutos. Dois lançamentos livres num jogo de basquetebol, isso é de loucos”, admitiu no final do jogo (104-91) o treinador dos Bucks, Doc Rivers.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se aí as coisas não correram bem, pouco depois dificilmente poderiam ter corrido melhor num filme quase diametralmente oposto em que logo no primeiro período os Maine Celtics ganharam um expressivo avanço sobre os Oklahoma City Blues no jogo 1 da final da G League. JD Davison, com 23 pontos e 12 assistências, e Jordan Walsh, com 15 pontos e seis assistências, voltaram a ser duas das grandes figuras da equipa mas foi Neemias Queta quem mais voltou a brilhar com outro “duplo duplo” e uma exibição onde mostrou estar a um nível que lhe permite ambicionar a ter minutos se necessário nas opções de Mazzulla nos playoffs.

Depois dos 16 pontos e 19 ressaltos no encontro que valeu o triunfo na Conferência Este da G League, o poste português fez 20 pontos e 13 ressaltos na vitória por 106-86 no Portland Expo Building que deu vantagem inicial aos Maine Celtics. Neemias voltou a dominar no jogo interior e será novamente opção na segunda de três partidas da decisão da prova, que se realiza na quinta-feira em Oklahoma.

“Conseguir este contrato era, sem dúvida, algo que eu ambicionava, que durante todo o ano esperava que acontecesse, e chegar às finais também. Isso ter acontecido nas mesmas 24 horas e conseguir uma vitória… Foi um grande dia para mim. Se ter Brad Stevens nas bancadas foi uma motivação extra? Sem dúvida. O Brad esteve sempre por perto, a ajudar-me, a mostrar-me o que estou a fazer, e só quero garantir que ele sabe que tomou a decisão certa”, comentou o internacional português de 24 anos à ESPN.