Faltam 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos 2024 e a data é assinalada, esta terça-feira, com a cerimónia para acender a chama olímpica. As olimpíadas acontecem este ano em Paris, mas a tocha é acesa em Atenas, como acontece, aliás, desde 1936.

A cerimónia oficial, que envolve um bailado — e que pode ser acompanhada aqui em direto –, decorre no antigo estádio olímpico grego. A chama olímpica foi acesa junto às ruínas do templo  Hera com recurso ao sol e a um espelho cilíndrico — tal como era feito pelos gregos da antiguidade.

No final da cerimónia, a ‘suma sacerdotisa’ pousou a chama numa das pedras das ruínas do templo da antiga cidade que é considerada o berço dos Jogos da Antiguidade e acendeu a tocha que estava nas mãos de Stefanos Douskos.

De acordo com o Comité Olímpico Grego, a chama vai ser transportada pela antiga nadadora Laure Manaudou, que será a primeira atleta francesa a levar a tocha. A passagem do testemunho acontece também esta terça-feira e Laure Manaudou vai receber a tocha olímpica das mãos do remador grego Stefanos Ntoukos, que conseguiu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR