O primeiro-ministro português jantou na quarta-feira à noite na Casa Branca, com os restantes líderes da NATO, a convite do Presidente dos Estados Unidos, anfitrião da 75ª Cimeira da Aliança.  Montenegro chegou à residência do Presidente norte-americano, em Washington, às das 18h50 locais (meia-noite em Portugal Continental), acompanhado da mulher, Carla Montenegro.

Ao mesmo tempo que os chefes de Estado jantavam na Casa Branca, Antony Blinken recebia os ministros dos Negócios Estrangeiros na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Paulo Rangel representava Portugal neste jantar. Já os ministros da Defesa reúnem-se num terceiro jantar, em Forte McNair, uma das mais antigas bases do Exército norte-americano. O representante português neste jantar será Nuno Melo.

Durante o primeiro dia da Cimeira, Luís Montenegro anunciou que Portugal vai cumprir as metas de investimento da NATO de 2% do PIB em 2029. Partilhou ainda o envio de um novo pacote de ajuda à Ucrânia, no valor de 95 milhões, totalizando uma ajuda de quase 221 milhões.

Montenegro: Portugal vai antecipar em um ano compromisso de 2% do PIB com a Defesa

Antes de regressar a Lisboa, o primeiro-ministro volta a falar aos jornalistas esta quinta-feira, depois de encerrados os trabalhos da 75ª Cimeira da Aliança Atlântica.

Artigo corrigido na quinta-feira, às 13h30, com a clarificação de que Luís Montenegro e Joe Biden não tiveram qualquer encontro em privado durante a visita do primeiro-ministro português à Casa Branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR