A Rússia lançou esta segunda-feira contra a Ucrânia um ataque combinado massivo que ao início da tarde (hora de Lisboa) ainda estava em curso e no qual utilizou cerca de uma centena de mísseis e também drones kamikaze iranianos Shahed, segundo o Presidente ucraniano.
“Foi um dos maiores ataques, um ataque combinado. Mais de uma centena de mísseis de diferentes tipos e cerca de uma centena de drones Shahed” foram utilizados, afirmou Volodymyr Zelensky, num vídeo transmitido na rede social X pouco depois das 13h00 locais (menos duas horas em Lisboa).
Currently, across the country, efforts are underway to eliminate the consequences of the Russian strike. This was one of the largest attacks – a combined strike, involving over a hundred missiles of various types and around a hundred “Shaheds.” Like most Russian strikes before,… pic.twitter.com/0qNTGR98rR
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) August 26, 2024
O Presidente ucraniano acrescentou que o ataque foi dirigido contra infraestruturas civis. Segundo a força aérea ucraniana, a essa hora o ataque estava ainda em curso com vários grupos de drones kamikaze Shahed em direção a várias regiões da Ucrânia.