Acompanhe o liveblog sobre a queda do helicóptero no Douro
Já são conhecidas as identidades das quatro vítimas mortais confirmadas no acidente de helicóptero no rio Douro, que aconteceu ao final da manhã desta sexta-feira. Trata-se de Pedro Santos, que, para além de militar da GNR, era treinador de futebol, Daniel Pereira, que era instrutor de ginásio na mesma cidade, António Pinto e Fábio Pereira. Tiago Pereira, de 29 anos, continua desaparecido.
Pedro Santos, mais conhecido por Roncha, era treinador no Cracks Clube de Lamego, avança o jornal O Jogo, que cita um comunicado do clube publicado na rede social Facebook. “Estamos sem palavras… Faleceu hoje um dos nossos… é com profunda tristeza que informamos o falecimento do nosso querido treinador Pedro Santos Roncha'”, pode ler-se na publicação.
“A sua memória permanecerá viva nos corações dos que tiveram o privilégio de trabalhar com o RONCHA e de testemunhar a sua dedicação, o seu amor e o seu compromisso para com o Cracks Clube de Lamego”, acrescenta-se. Este clube dedica-se aos escalões de formação de futebol e tem equipas noutras três modalidades desportivas: hóquei em patins, atletismo e voleibol.
“Neste momento de tristeza, enviamos os nossos mais sinceros pêsames à família, amigos e a todos os que partilharam a sua paixão pelo futebol. Que descanse em paz”, escreve o clube, que anunciou que, “em sinal de respeito e luto”, todas as atividades desportivas estão canceladas até nova informação. “O Clube está de luto pelo falecimento do nosso treinador e pedimos a compreensão de todos neste momento de tristeza”, reforça o Cracks Clube de Lamego.
[Já saiu o quinto episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. Também pode ouvir aqui o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto episódios]
Já Daniel Pereira, outro dos militares da GNR que morreram no acidente desta sexta-feira, era instrutor de ginásio no Fitness Factory Lamego, avança o Jornal de Notícias. A informação foi avançada pelo próprio ginásio em que Daniel Pereira trabalhava.
“É com o coração apertado que comunicamos que o nosso Daniel foi um dos envolvidos no trágico acidente que vitimou militares da GNR em serviço no helicóptero de combate aos incêndios. Não precisamos de muitas palavras para o descrever porque todos que privaram com ele sabem a sorte que têm. Por ti Daniel, continuaremos unidos e a trabalhar em prol de todos. Obrigado por tudo”, pode ler-se na publicação da rede social Facebook.
Os militares que seguiam no helicóptero acidentado têm idades entre os 29 e os 45 anos e eram todos da zona em que ocorreu o acidente, mais concretamente de Lamego, Moimenta da Beira e Castro Daire, cidades do distrito de Viseu.
Pouco passava do meio dia desta sexta-feira quando um helicóptero de combate a incêndios se despenhou no rio Douro, na zona de Peso da Régua. A bordo seguiam seis pessoas, cinco militares da GNR e um piloto, que foi o único resgatado com vida. Entretanto, quatro dos cinco militares foram resgatados sem vida. Um outro continua desaparecido.
Notícia atualizada às 10h27 com as identidades das duas outras vítimas mortais e do desaparecido.