Siga aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia
O Kremlin anunciou que Vladimir Putin se vai encontrar com António Guterres, o secretário-geral das Nações Unidas, esta quinta-feira. Segundo a AFP, o encontro vai acontecer durante a cimeira dos países BRICS, em Kazan, na Rússia. A cimeira junta representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“A 24 de outubro, há sete reuniões bilaterais agendadas após o fim de todos os eventos”, disse Yuri Ushakov, auxiliar do Kremlin, à imprensa russa.
A última visita de António Guterres à Rússia foi a 26 de abril de 2022, poucos meses depois de Moscovo invadir território da Ucrânia. Nessa ocasião, ficaram para a posteridade as imagens de um encontro marcado por vários metros de distância entre os dois.
De acordo com a agência estatal russa TASS, Putin reunirá com os governantes dos países BRICS, mas também terá conversas com Masoud Pezeshkian, o Presidente do Irão, e com Recep Tayyip Erdogan, o Presidente da Turquia.
Ainda à margem da cimeira, Putin terá um encontro com Mahmoud Abbas, o Presidente da Autoridade Palestiniana. Também estão marcados encontros com o Presidente do Laos, Thongloun Sisoulith, o Presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazwani, com o Presidente da Bolívia, Luis Arce, e com o primeiro-ministro do Vietname, Pham Minh Trinh.
[Já saiu o terceiro episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo.]