Segundo os últimos dados disponíveis do Instituto Nacional de Estatística, os casos de AVC estiveram na origem do maior número de mortes no país em 2022 (9 616, representando 7,7% do total nacional). E os enfartes foram responsáveis por 3908 mortes, o que representou 3,1% da mortalidade total. Apesar de todos os avanços da medicina e da criação de estratégias que permitem o socorro mais rápido dos doentes – através da Via Verde AVC e da Via Verde Coronária, criadas em 2006 e 2007 respetivamente — os números continuam a ser preocupantes. E muito há ainda a fazer. São doenças que não têm idade e não atingem apenas pessoas mais velhas.

É preciso reforçar o debate sobre a prevenção, o tratamento, a reabilitação e a gestão destes doentes. Por isso, com a ajuda de vários especialistas, teremos uma emissão especial da Rádio Observador a 29 de outubro, Dia Mundial do AVC, para falar de prevenção e tratamento mas também do que se pode fazer na gestão dos serviços de saúde em Portugal para acabar com o flagelo das doenças cérebro-cardiovasculares.

A emissão arranca às 14h00 com  uma conversa com Vítor Tedim Cruz, neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Francisco Araújo, internista e presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e Hélder Pereira, cardiologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. A importância de contactar o 112 perante sinais de alarme – atitude que salva vidas –, os serviços dedicados ao tratamento nas primeiras horas, a recuperação, a adesão à medicação prescrita, o controlo dos fatores de risco e a ligação entre centros de saúde (cuidados de saúde primários) e os hospitais serão alguns dos temas em debate. Mas também tudo o que está ainda por fazer em termos de saúde pública para melhorar a literacia sobre estes temas.

A nutricionista Mariana Chaves, autora do programa Aprender a Comer, e o psicólogo Eduardo Sá, no Porque Sim Não é Resposta juntam-se também à emissão, que termina com o Convidado Extra, conduzido pelo jornalista João Paulo Sacadura, que vai falar com cuidadores de doentes AVC para conhecer o que mudou nas suas vidas, de que forma têm ajudado os seus familiares e como enfrentam os desafios diários.

Esta emissão faz parte do ARTERIAL, a secção do observador totalmente dedicada às  doenças cérebro-cardiovasculares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Arterial é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com doenças cérebro-cardiovasculares. Resulta de uma parceria com a Novartis e tem a colaboração da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, da Portugal AVC, da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. É um conteúdo editorial completamente independente.

Uma parceria com:

Novartis

Com a colaboração de:

Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca Fundação Portuguesa de Cardiologia PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral Sociedade Portuguesa de Aterosclerose Sociedade Portuguesa de Cardiologia