O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira o Irão com novos ataques se Teerão insistir em continuar com o seu programa nuclear.

Trump defendeu que Israel e Irão estão exaustos após 12 dias de conflito e pediu que ambos os países continuem neste caminho, especialmente a República Islâmica, que ameaçou com novos ataques ao mínimo sinal de reativação do seu programa nuclear. “Sem dúvida. Com toda a certeza”, disse Trump durante uma conferência de imprensa, quando questionado sobre se daria novas instruções de bombardeamento do Irão perante o cenário de insistência no programa de enriquecimento do urânio.

“O Irão está exausto, e Israel também. A última coisa em que pensam é na energia nuclear. Estão a pensar no amanhã, em viver”, argumentou o Presidente, criticando as declarações do líder supremo do Irão, Ali Khamenei, que declarou vitória sobre Israel. “Ele é um homem de grande fé e muito respeitado no seu país, mas é preciso que ele diga a verdade: bombardearam-no até ao inferno. E Israel também. Foi um ótimo momento para pôr fim a este conflito”, disse Trump.

O Presidente norte-americano insistiu que os ataques contra as instalações nucleares do Irão foram um sucesso retumbante e manifestou a sua convicção de que a República Islâmica não voltará a desenvolver um programa nuclear “tão cedo”. “Tudo o que tinham está debaixo de milhões de toneladas de rocha”, disse Trump, que não descartou sequer pedir à República Islâmica que entregue todos as reservas de urânio enriquecido que tenha salvo dos bombardeamentos.

[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 6.º episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui, o quarto aqui e o quinto aqui]