Não se pode dizer que seja uma surpresa. Medicina continua a ocupar um lugar de destaque no ranking dos cursos com notas de entrada mais elevadas. Na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, 12 dos 20 cursos com a média de entrada mais alta pertencem a esta área.

Na tabela anexa pode ver quantos alunos foram colocados em cada curso e qual a nota mínima de acesso.

É no Porto que se registam as duas notas de entrada mais elevadas: 182,7 na Faculdade de Medicina e 181 no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Em 2013 eram também estas as duas faculdades que ocupavam os lugares do pódio, mas, no caso da primeira, com uma média mais baixa (181 valores). De facto, sete dos 12 cursos desta área apresentam notas de entrada mais baixas quando em comparação com as notas do ano passado. É o caso da Universidade do Minho, de Coimbra, de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade da Beira Interior, da da Madeira e da dos Açores.

Medias-Faculdade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda em comparação com a lista de 2013 dos dez cursos com média mais elevada, é possível verificar que houve apenas um curso que, este ano, não figura nesse ranking: Línguas e Relações Internacionais, na Universidade do Porto, cuja média desceu para 173,8 (em 2013 a média de entrada foi de 176,2).

As taxas de ocupação não registaram alterações significativas em relação aos valores do ano passado. O ensino universitário ocupou 87% das vagas, um valor igual ao do ano passado, enquanto o politécnico registou uma subida de 3%, alcançando os 58% (55% em 2013). 54% dos alunos foram colocados na sua primeira opção, 22% na segunda e apenas 2% foram colocados na última escolha.

Documentos