Nem sempre a tecnologia é sinónimo de sucesso, pelo contrário. Existem vários apanhados de gadgets que foram um falhanço, produtos postos no mercado e que pouco mais foram do que uma curiosidade. Os motivos são vários e muitas vezes difíceis de compreender. Má usabilidade, produtos mal explicados aos consumidores ou culpa das estratégias de marketing e vendas, são muitos os exemplos de produtos que não vingaram. Contas feitas, é quase sempre o desinteresse do consumidor o que dita o falhanço. Escolhemos cinco exemplos.

1. Fire Phone (Amazon)

Talvez ainda seja cedo considerar um falhanço um produto que foi lançado em junho deste ano, mas a atitude sugere os números que não se conhecem. A Amazon reduziu o preço do Fire Phone por contrato (dois anos) de 200 dólares para 99 cêntimos. Um sistema operativo completamente diferente do Android e do iOS, a restrição a apenas um operador (AT&T – EUA) são duas causas apontadas para tão pouco interesse, mas há mais. Nem o ecrã 3D parece motivar os consumidores.

SAN FRANCISCO, CA - JULY 25:  An AT&T worker helps a customer with information on the new Amazon Fire phone at an AT&T store on July 25, 2014 in San Francisco, California.  Amazon's Fire phone is going on sale today at AT&T stores for $199 with a two-year AT&T contract or $649 without a contract. The phone features a year of Amazon Prime service, Dynamic Perspective 3D imaging and Firefly image recognition that allows users to scan objects and purchase the item from Amazon's online shopping site.  (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

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2. Zune (Microsoft)

Lançado em 2006, o leitor multimédia da Microsoft que quis fazer concorrência ao iPod da Apple nunca passou de uma curiosidade. Na altura em que foi posto à venda os números prometiam, mas foi sol de pouca dura: a quota de mercado nunca teve mais de um dígito (contra os 75% do iPod). Em 2009, o Zune representava apenas 1% dos leitores MP3 do mercado global. Há quem diga que este “flop” salvou a Microsoft.

New York, UNITED STATES:  Microsoft's new Zune music player is shown in brown, black and white at RCS Electronics in New York City 14 November 2006. "Zune is either going to take off like a rocket or it is not going to go anyplace," analyst Rob Enderle of Enderle Group in Silicon Valley told AFP "There is no middle ground. It is different enough that it could surprise Apple." Each Zune has a 30-gigabyte media player and is priced at 250 USD, on par with an iPod with an equal amount of memory space. Music for the devices will be sold on the Internet at Zune Marketplace in a manner similar to the exclusive mating of iPod and Apple's online iTunes shop. AFP PHOTO Timothy A. CLARY  (Photo credit should read TIMOTHY A. CLARY/AFP/Getty Images)

3. Nexus Q

A Google há muito que percebeu a importância dos leitores multimédia (media players), a prova está na persistência que culminou no Chromecast. Mas há dois anos houve uma primeira tentativa chamada Nexus Q. Era um objeto redondo para fazer streaming de vídeo que só podia ser controlado por um dispositivo Android e custava 300 dólares. As opiniões dos especialistas foram tão más que a Google desistiu e ofereceu os aparelhos a quem tinha feito a pré-encomenda.

SAN FRANCISCO, CA - JUNE 27:  A Nexus Cube is displayed at Google's Developers Conference on June 27, 2012 in San Francisco, California. The Nexus Q runs on Android 4.0 and is a social steaming media player, and a 25-watt amplifier utilizing Google's cloud-based service. Also announced was the new Nexus 7, which is Google's first tablet utilizing a 7-inch screen, a Tegra 3 quad-core processor, and will launch next month for $199 running on the latest Android Jelly Bean OS.  (Photo by Mathew Sumner/Getty Images)

4. PlayBook (BlackBerry)

Este tablet foi lançado em 2010, mas ficou conhecido mais pelo que não fazia do que pelas suas funcionalidades. Não tinha acesso ao email, Blackberry Message, calendário e contactos, nem ligação à internet móvel. A empresa canadiana corrigiu estas falhas mas foi demasiado tarde; o iPad, lançado no mesmo ano, tornou-se rei e senhor.

SAN FRANCISCO - SEPTEMBER 27:  A BlackBerry DevCon attendee walks by a poster for the new BlackBerry PlayBook during the Blackberry DevCon 2010 on September 27, 2010 in San Francisco, California.  RIM President and Co-Chief Executive Officer Mike Lazaridis announced the new BlackBerry PlayBook, a touchscreen tablet, during his keynote address. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

5. MessagePad (Apple)

Conceptualmente, podemos dizer que foi o protótipo do iPad. Foi criado em 1993 (sim, há 21 anos) pela Apple e corria um sistema operativo chamado “Newton”. Tratava-se de um assistente pessoal com capacidade para gerir agenda e contactos, tinha reconhecimento de escrita manual (convertia-a para digital) e podia ser ligado ao computador. O desenvolvimento do MessagePad foi cancelado em 1998, por Steve Jobs, que não acreditou nele. Houvesse internet “a sério” naquele tempo, talvez hoje a conversa fosse outra.

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