“De hoje em diante vai ser só América primeiro, América primeiro”. A frase que marcou a tomada de posse de Donald Trump, mais precisamente a 20 de janeiro, ficou a ecoar na cabeça de muitas pessoas, mas a resposta ao Presidente dos EUA não tardou a chegar. Tal como o programa de humor holandês, o “5 Para a Meia Noite” também já fez um vídeo para responder ao “América primeiro” do Presidente Donald Trump.

Veja abaixo o vídeo que já se tornou viral nas redes sociais.

“Senhor Trump, you’ve got a message” (“Senhor Trump, tem uma mensagem”), assim foi anunciado o vídeo pela apresentadora do programa humorístico. Com uma voz bem ao estilo do Presidente Trump, vários argumentos e justificações ilustrados no vídeo quiseram mostrar que Portugal tem capacidade e merece ocupar o “segundo lugar”, depois da América, claro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O discurso começou com uma alusão ao ano em que o Portugal foi fundado. A partir daí, surgiram críticas àqueles que deram a vitória a Trump, fizeram-se brincadeiras com Bo, o cão de água português dos Obama, relembrou-se que a língua do nosso país é a quinta mais falada em todo o mundo e até foi referido que o engenheiro José Sócrates poderia vir a ajudar nas obras do famoso muro do México.

“Obrigado por ter visto este vídeo e lembre-se: temos o melhor tempo do mundo. É verdade. E praias enormes, lindas, imensas. Nem sequer precisa de trazer o autobronzeador. Portugal é ótimo! É o máximo! É estupendo!”. E assim termina o vídeo.

Além de Portugal e Holanda, outros cinco países – Bélgica, Suíça, Alemanha, Dinamarca e Lituânia – quiseram candidatar-se ao “segundo lugar” e os vídeos já começaram a surgir na página Who Wants To Be Second.