A eurodeputada Ana Gomes enviou esta quinta-feira uma carta ao presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, a pedir que fiscalize alegadas irregularidades no Grupo Espírito Santo (GES). E “não só”, lê-se no documento a que o Observador teve acesso. Ana Gomes pede ainda que sejam investigados “o comportamento e a resposta das entidades supervisoras em Portugal”, como o Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No documento, a eurodeputada lembra que ainda não foi formalmente aberta nenhuma investigação pela justiça portuguesa. E que o BdP e a CMVM não tomaram qualquer posição em relação aos executivos de topo da Espírito Santo Financial Group (ESFG), GES e Banco Espírito Santo (BES). Pediu, ainda, que “pressionasse” os reguladores portugueses a “agir com independência” na aplicação das leis nacionais e europeias, protegendo os “depositantes, investidores e consumidores”.

A eurodeputada começa por explicar que a ESFG é uma empresa portuguesa com investimentos na Europa, África, Ásia e América e que foram detetadas irregularidades numa das suas holdings, a Espírito Santo Internacional (ESI) que passam por “omissão na contabilidade de passivos” e “sobrevalorização de activos”, o que levou uma auditoria externa a concluir que a ESI está numa situação financeira delicada.

Esta denúncia, revela, vem na sequência de uma entrevista do ex-contabilista da ESI, que revelou que Ricardo Salgado, presidente da comissão executiva do BES, tinha conhecimento desde 2008 de que parte do passivo da ESI não estava refletido nas contas.

Documentos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR