896kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

Sara Matos

Sara Matos

Com que palavras se celebra uma paixão?

É com palavras que dizemos o que nos vai no coração. E é com palavras que a Delta Q desafia os portugueses a celebrarem os 90 anos de Rui Nabeiro e da sua paixão pelo café. Já escolheu a sua?

Pode ser difícil escolher apenas uma palavra para exprimir o que este homem nos inspira. Mas a Delta Q lança este desafio a todos os portugueses. Já pode colocar a sua no site criado especialmente para esta celebração e onde milhares de pessoas já deram a sua palavra. Porque, diante de 90 anos de trabalho, bondade, saber, humildade e pioneirismo, nada pode ficar por dizer.

Rui Nabeiro é um homem de paixões e realizações. A família, a sua terra e o café são só algumas das que o fazem sorrir. Aliás, foi graças ao café que fundou, há 60 anos, um dos grupos empresariais de maior sucesso em Portugal, o Grupo Nabeiro, do qual fazem parte marcas como a Delta Cafés ou a Delta Q. O que muitos não sabem é que, ainda hoje, o Sr. Rui, como muitos o chamam, ou Sr. Comendador Rui Nabeiro, como Portugal já o reconhece, não só produz cafés da mais alta qualidade, como inova o negócio e a indústria, contribuindo para o progresso da sua terra, mostrando que cada colaborador é parte importante daquilo que construiu e ensinando à família o valor do trabalho, da humildade e da integridade em todos os aspetos da vida.

Diante de 90 anos de trabalho, bondade, saber, humildade e pioneirismo, nada pode ficar por dizer.

“A amizade de toda a gente”

No próprio dia em que completou 90 anos de vida, a 28 de março deste ano, Rui Nabeiro sentia-se feliz e acarinhado e, nas suas próprias palavras, constatava “a amizade de toda a gente” após uma vida dedicada à causa humana e a tratar como iguais os amigos, funcionários, clientes e membros da família. E afirmava-o com toda a simplicidade, agradecendo, comovido, as manifestações de apreço que lhe chegavam de todas as partes do mundo, onde faz sempre amigos. Até o Presidente Marcelo gravou uma mensagem para lhe enviar 90 abraços. E não é para menos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os aromas de uma vida

Foi ligado aos aromas e sabores do café que Rui Nabeiro construiu não só um império como uma carreira de excelência como empresário. E é sabido que, para se obter uma boa mistura de café, é preciso sensibilidade, gosto e conhecimento. Ninguém cria um café de qualidade sem se colocar inteiro nessa obra e, por sinal, o comendador tem na sua história a criação de inúmeros blends muito apreciados em Portugal e além fronteiras.

O Comendador tem na sua história a criação de inúmeros blends muito apreciados em Portugal e além fronteiras.

E é claro que não podia celebrar os seus 90 anos sem um café muito especial. Por isso, a Delta Q lançou o Blend Comendador Collection. É um blend criado pelo próprio Rui Nabeiro e que, pensado ao detalhe, reúne todo o seu conhecimento sobre café. Foi desenvolvido através da mistura de grãos de origens exclusivas, entre elas Tarrazu, na Costa Rica, e Java, na Indonésia. A torra é lenta e especialmente cuidada, resultando num café único, encorpado, envolvente e rico em notas de cacau chocolate e avelãs torradas.

Sem esquecer as origens

Rui Nabeiro começou a trabalhar aos 12 anos de idade, na pequena mercearia da mãe e na torrefação de café dos pais e dos tios, onde provavelmente terá nascido a sua paixão pelos aromas e sabores que distingue com mestria.

Quis a vida que Rui Nabeiro, aos 17 anos, assumisse a área da torra. Acabou por fazer crescer o negócio, deu início às vendas em Espanha e, em 1961 vendeu a sua participação aos familiares para abrir a sua própria empresa. Nascia assim a Delta Cafés e a marca que, em poucos meses, se distribuía por todo o país.

Inovador, criou empresas, marcas e blends de alta qualidade, abriu mercados, desbravou mundo ao contactar com produtores de café

Sempre fiel a si próprio, Rui Nabeiro dedicava-se ao trabalho e à família, mantinha com os seus colaboradores uma relação de verdadeira parceria e, à medida que iam crescendo, os filhos e netos interessavam-se por café e pelas empresas. Exigente, fez questão de os ver bem preparados antes de se tornarem seus braços direitos. Inovador, criou empresas, marcas e blends de alta qualidade, abriu mercados, desbravou mundo ao contactar com produtores de café. Sempre se preocupou com as pessoas e tomou como sua a causa humana: por onde quer que tenha passado, Rui Nabeiro procurou criar desenvolvimento e progresso. Campo Maior, onde nasceu, vive e trabalha, reconhece-lhe a obra e já o elegeu, por diversas vezes, presidente da Câmara Municipal. Naquele lugar todos sabem onde mora e ouve todos os que lhe batem à porta com pedidos e dificuldades. Mas afirma que a sua grande mais valia é estar sempre pronto a ajudar com trabalho. “Ando sempre sonhando em criar mais um posto de trabalho, mais dois postos de trabalho…” disse recentemente numa entrevista. Há muito a dizer sobre Rui Nabeiro e muitas palavras para lhe dedicar.

Ouve todos os que lhe batem à porta, mas afirma que a sua grande mais valia é estar sempre pronto a ajudar com trabalho

Foi a pensar nisso que a Delta Q, a par do lançamento do Blend Comendador Collection, decidiu criar este site, onde todos os portugueses podem celebrar a vida, a obra e o homem que é Rui Nabeiro.

E você? Já escolheu a palavra com que vai celebrar os 90 anos desta vida? Inspire-se ao sabor de um Blend Comendador Collection e surpreenda-se com a paixão. Não deixe nenhuma palavra por dizer e dê o seu contributo — qual é a palavra que define os 90 anos de Rui Nabeiro?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.