A Mercadona tornou-se um dos assuntos do momento, em muitos sítios no mundo, mas não propriamente pelos produtos que vende. A conhecida cadeia de supermercados espanhola, que também opera em Portugal, tornou-se viral no TikTok na semana passada quando a atriz Vivy Lin partilhou um vídeo gravado dentro de um supermercado da marca, em Espanha, contando que uma amiga sua, que também aparece na gravação, lhe tinha dito que existe uma hora para a conquista amorosa neste supermercado, entre as 19h00 e as 20h00. O vídeo já conta com 1,6 milhões de visualizações e a curiosidade tem crescido.
@yosoyvivylin ¿Lo sabíais? ???????????????? // Muero con las cosas de mi @Carla Alarcón Román ♬ Quirky Suspenseful Indie-Comedy(1115050) - Kenji Ueda
No entanto, estas características de ponto de encontro sentimental da cadeia não surgiram apenas agora: há quem recorde que este ‘horário do flirt’ não é algo novo e que a primeira vez que foi referido foi em 2017 durante o programa First Dates, quando a concorrente italiana Lea, em conversa com colegas, contou que existia uma hora do dia para ir ao Mercadona em busca do amor, que era quando todos os homens solteiros faziam compras. “Há um horário exato em que todos os solteiros vão às compras, entre as 19h e as 20h. Têm de ir quando todos os solteiros estiverem a fazer compras. Sabemos que são solteiros porque têm cerveja e batatas fritas no carrinho”, disse na altura, segundo conta o El Pais.
As regras a seguir para entrar neste ‘Tinder analógico’
Assim, parece que para encontrar o amor da sua vida ou apenas uma relação casual pode esquecer o Tinder, o Bumble e outras aplicações direcionadas para relações, dirigir-se a um Mercadona e seguir as regras. Sim, há um conjunto de regras que é preciso ter em conta para poder dar ‘match‘, de acordo com os inúmeros vídeos que se foram espalhando pelo TikTok. Esqueça o ‘swipe right‘, agarre num carrinho — e num ananás.
Estas são as duas peças essenciais para supostamente poder entrar no jogo e, quem sabe, sair do supermercado com um encontro marcado. O primeiro símbolo de predisposição amorosa durante as compras que se tornou viral foi a colocação de um ananás de cabeça para baixo no carrinho de compras: é uma posição pouco comum para uma fruta (que tem uma ‘coroa’) e que indica que a mesma não foi colocada assim por acaso. Logo, se o cliente estiver ali no horário indicado, é sinal de que está a tentar encontrar alguém. E como mostrar exatamente aquilo que pretende? Pois bem, só depende do resto dos alimentos que colocar no carrinho e das secções às quais se dirigir.
[Já saiu o quinto episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. Também pode ouvir aqui o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto episódios]
A primeira coisa a fazer para encontrar pessoas que estejam ali com a mesma finalidade é procurar outros carrinhos que tenham ananases na mesma posição. Caso queira conhecer melhor o outro cliente, deve provocar um encontrão e o ‘match‘ está dado. Mas como saber se os dois têm intenções semelhantes? Antes de bater com o seu carrinho, olhe bem para o da outra pessoa e veja o que é que está lá dentro, além do ananás.
Um carrinho onde haja também um frasco de lentilhas, segundo informa o Telecinco, indica que a pessoa está à procura de uma relação séria e duradoura, “um amor para a vida toda”, como canta Carolina Deslandes, dada a longa vida útil das leguminosas. Já se a única coisa que estiver dentro do carrinho for um abacaxi ou o ananás, isso indica que a pessoa procura uma relação fugaz, de apenas uma noite.
Se, por outro lado, há também um pacote de alface ou uma pizza congelada, significa que essa pessoa procura uma relação curta, mas não tão passageira como um único encontro. Pode-se conservar a alface no frigorífico apenas durante alguns dias e a pizza é um prato de preparação rápida, pelo que a relação que a pessoa procura segue esta linha e é também breve. Já se o objetivo é encontrar alguém para casar, o que tem de fazer é colocar um melão dentro do carrinho e chocar com outro que contenha a mesma fruta lá dentro.
Os vídeos publicados são tantos que as regras variam um pouco: há quem diga que chocolates e bananas pousadas na vertical indicam interesse, assim como bater com o carrinho no de outra pessoa na secção dos vinhos, independentemente de ter ou não um ananás lá dentro. E, dependendo da idade, os corredores onde deve chocar com o carrinho também são diferentes. Os jovens entre os 19 e os 25 anos devem ir para a zona dos congelados, mas para quem tem mais de 25 anos o local ideal é a peixaria. Já pessoas a partir dos 40 anos devem dirigir-se ao corredor dos vinhos, revela o El Español, ainda que outros meios avancem que, independentemente da idade, o corredor dos vinhos é o mais indicado para procurar um ‘match‘.
É apenas uma moda das redes sociais ou está a acontecer na vida real?
Não há melhor forma de saber se esta ‘trend’ saiu das redes sociais para a vida real do que ir para o terreno. Às 19h00 em ponto desta quinta-feira, o Observador entrou num supermercado Mercadona na área de Lisboa, que estava cheio. Havia de tudo um pouco: famílias com crianças pequenas, casais de jovens e casais de idosos com carrinhos cheios e pessoas que levavam apenas duas ou três coisas nas mãos e nem carrinhos tinham. Primeiro passo ao entrar no supermercado: confirmar no corredor das frutas para ver se ainda havia ananases à venda. E à vista havia três caixas.
Olhando para os carrinhos dos clientes nenhum parecia ter qualquer exemplar deste fruto, pelo que já se adivinha o final desta história. Não houve choques, nem ninguém encontrou o amor naquele supermercado entre as 19h e as 20h (ou, se encontrou, não foi com o método ‘Mercatinder’). Pelo corredor dos vinhos — aquele que é supostamente o preferido para encontrar alguém — passámos várias vezes, não fosse dar-se o caso de algum ananás ter passado despercebido nos carrinhos e alguém se ter dirigido para lá à procura do amor. Constatámos que, ao longo dessa hora, foi sempre um dos corredores onde havia menos pessoas.
Não se sabe se os clientes estão a par do ‘jogo’ e têm medo que os outros achem que estão à procura de um romance ou se simplesmente não são apreciadores de ananás, mas o certo é que, já perto das 20h, o Observador passou uma última vez pelo corredor das frutas e é possível assegurar, com algum grau de certeza, que nenhum ananás saiu da prateleira naquela hora.
Ao Observador, alguns funcionários assumiram que estavam a par do fenómeno, mas que ainda não tinham visto ali nenhum choque de carrinhos: “Nós aqui não vimos nada, se estiver de facto a acontecer alguma coisa deve ser só em Espanha”.
Os outros supermercados (e não só) que aproveitaram o fenómeno
O momento de publicidade gratuito nas redes sociais da Mercadona foi aproveitada com humor por outras cadeias de supermercados, que têm usado recentemente as redes sociais para fazerem publicidade. “Podes ter encontros onde quiseres, mas casar é aqui”, diz o Lidl, que garante que “Ananases, bananas e legumes são repostos todos os dias”. Tudo porque supostamente terá havido já quem se queixasse de chegar à Mercadona pelas 19h00 e já não haver ananases à venda.
O Aldi, por seu lado, refere que “já ninguém quer casar, mas todos querem uma Lua de Mel”, aproveitando para fazer publicidade ao mel da marca, publicitando ainda o horário de abertura e fecho das lojas.
Além de supermercados, há outros a aproveitar o fenómeno, como a marca de preservativos Control, que publicou uma imagem de um ananás virado ao contrário e escreveu “Leva este que são capazes de esgotar”, ou a editora Penguin, que disse que “Não há livros na Mercadona”, mas resolveu o problema estabelecendo um horário, entre as 12h e as 13h, para as pessoas irem a livrarias. Consoante o tipo de livro que têm na mão, demonstram o género de relação que procuram, sendo “calhamaços” para “relações sérias”, “livros pequenos” para “interessados em one night stands”, “infantis” para “prontos a ter filhos” e “banda desenhada” para o género “só saio com artistas”.
E, nesta “odisseia dos ananases”, nem a PSP quis ficar de fora. Na conta da Polícia de Segurança Pública no X (antigo Twitter), pode ver-se uma fotografia de um carrinho de supermercado com um ananás ao contrário no interior, uma publicação feita para alertar para o cumprimento dos limites de velocidade. “Seja na via pública ou no corredor de um supermercado, respeite os limites de velocidade e faça uso dos dispositivos de segurança”, lê-se na partilha.
????Seja na via pública ou no corredor de um supermercado, conduza com precaução, respeite os limites de velocidade e faça uso dos dispositivos de segurança.#prevencao #seguranca pic.twitter.com/eS2Q1l8CU3
— PSP – Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) August 29, 2024
Contactada pelo Observador, a marca não quis comentar o tema. Nas redes sociais, a Mercadona continua a fazer publicações semelhantes às que fazia anteriormente, sem qualquer menção ao ‘Mercatinder’. No entanto, multiplicam-se os comentários dos clientes que, com humor, fazem referência a ananases.
A surpresa de Vivy Lin
Se a cadeia de supermercados se mantém em silêncio, Vivy Lin, autora do vídeo que criou a onda gigante, assumiu estar feliz com o impacto da gravação que fez, apesar de não esperar a repercussão que a sua publicação teve. “Eu adorei! Devo confessar que jamais na minha vida teria imaginado algo parecido com o que está a acontecer. Embora eu tenha vídeos virais, nenhum teve tanto impacto. Acho que, no final das contas, por trás desta piada que foi criada, embora esteja escondida uma busca pelo amor, a procura pelo humor é ainda maior”, começou por dizer, acrescentando que acredita que “as pessoas querem mais rir do que flertar”.
“Tenho a certeza de que já há pessoas que vão engatar para a Mercadona e que esta tendência, como resultado de tudo isto, se vai estabelecer. Não esqueçamos que a origem é uma notícia antiga, mas, como já todos sabem do que se trata, sem dúvida veremos em breve casais que se conheceram nestes espaços. Quem vai com a predisposição certa, consegue”, referiu ainda.
À mesma publicação, a psicóloga Arola Poch acrescenta que “qualquer lugar pode ser bom para conhecer alguém se as pessoas forem com a atitude e a predisposição adequadas. Conhecer alguém na Mercadona pode ser o início de uma conversa, a partir da qual se pode ver onde vai dar, mas também pode ser o início de muitas frustrações se a outra pessoa for ao supermercado simplesmente para comprar, sem outro objetivo”.
Notícia atualizada às 15h14 de 30/08/2024 com a resposta da marca.