Uma publicação viral do passado dia 2 de junho volta a pegar no tema da Covid-19 para levantar suspeitas sobre o que esteve na origem da hospitalização de um ator de Hollywood. Neste caso, a história partilhada fala sobre Jamie Foxx, que terá ficado “paralisado e cego devido a um coágulo no sangue” depois de receber a vacina contra a Covid-19. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que actor de Hollywood foi hospitalizado depois de ser vacinado. É falso.

“O jornalista independente, Aj Benza, diz que falou com uma pessoa próxima de Jamie Foxx, que disse que o ator teve um coágulo sanguíneo no cérebro após ser vacinado.” É assim que o autor procura validar uma suposta notícia, mas que não passa de uma manipulação de informação. O autor não partilha qualquer notícia de um órgão de comunicação credível, mas sim um link de um tweet que reencaminha para outra suposta notícia do portal MSN. A verdade é que quem lançou o rumor foi A.J Benza, colunista norte-americano que esteve num podcast, “Ask Dr. Drew”, e que é conhecido pelo ceticismo com que lida com os temas relacionados com a pandemia de Covid-19.

No entanto, a ABC News chegou ao contacto com a equipa do ator de Hollywood, que negou qualquer relação de causalidade entre a toma da vacina contra o novo coronavírus e o estado de saúde atual de Jamie Foxx. Ainda que não se saibam as verdadeiras razões para a hospitalização do ator, não é verdade, aos dias de hoje, que esteja ligado com qualquer questão da toma de uma vacina contra a Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jamie Foxx internado por causa de “complicações médicas”

É importante recordar que o ator de filmes como “Django Unchained” ou “Spider Man” foi hospitalizado “por complicações médicas” em abril deste ano. Nessa altura, Corinne Foxx, filha do ator, divulgou nas redes sociais que o seu pai já estaria a recuperar. Depois disso, as informações sobre o estado de saúde de Foxx foram sendo partilhadas, de forma anónima, por fontes apenas identificadas como “familiares” do ator — e dando conta de que estaria a “recuperar bem”.

Conclusão

Não é verdade, com a informação revelada até ao momento, que o ator Jamie Foxx tenha sido hospitalizado por complicações de saúde depois de tomar a vacina contra a Covid-19. Representantes do ator negaram essa alegação, colocada e viralizada nas redes sociais, depois de ter sido lançada num podcast de uma figura pública nos Estados Unidas que foi assumindo posições céticas em relação aos temas em torno da pandemia provocada pela Covid-19. Ainda assim, não é possível saber a verdadeira razão que fez com que o ator fosse internado.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge