Em vésperas das eleições norte-americanas, está a circular uma fotografia que, alegadamente, mostra a candidata democrata Kamala Harris a posar sorridente numa festa ao lado de P. Diddy, que foi recentemente acusado pelo Ministério Público dos EUA de tráfico sexual, extorsão, entre outros crimes. Esta segunda-feira, o cantor declarou-se inocente e ficará detido até ao julgamento.

“Kamala conhece P Diddy”, escreve uma utilizadora do Facebook, com uma fotografia em que P. Diddy aparece ao lado de duas mulheres, cujas caras estão mais desfocadas do que a do cantor. Outro utilizador insinua: “Sempre disseram que se queres conhecer alguém olha para as suas companhias”, escreve, remetendo para a fotografia em causa e para uma montagem em que Barack Obama é associado também a P. Diddy (e a, por exemplo, a Harvey Weinstein que cumpre uma pena de 23 anos de prisão por abuso sexual e violação em terceiro grau). “A lista de clientes de Diddy vai até ao topo”, atira outra utilizadora.

Mas será a fotografia em que Kamala Harris aparece verídica? A resposta é negativa. Isso mesmo é possível verificar através de uma pesquisa da imagem num motor de busca. A cara de P. Diddy foi acrescentada à fotografia, o que pode explicar que esteja mais focada do que os outros dois rostos. Segundo a AFP, que fez a mesma verificação, a fotografia original, de 2001, mostra Harris, sim, mas ao lado do namorado da altura, o apresentador de televisão Montel Williams.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem parece ter começado a circular no mesmo dia em que o artista foi formalmente acusado pelo Ministério Público de transportar profissionais do sexo para lá das fronteiras estatais e mesmo para fora do país. Alegadamente, Sean Combs, o nome de nascimento, “abusou, ameaçou e coagiu mulheres e outras pessoas à sua volta para satisfazer os seus desejos sexuais, para proteger a sua reputação e ocultar a conduta”, de acordo com a acusação, citada pela imprensa norte-americana. Aos 54 anos, “Diddy” declarou-se inocente.

A fotografia original, disponibilizada pela Getty, foi tirada em 2001 num evento dedicado à esclerose múltipla, na Califórnia. Além de Harris e do apresentador de televisão Montel Williams, aparece na imagem a filha deste, Ashley Williams.

O próprio Montel Williams já comentou o facto de a fotografia manipulada estar a circular. “Lá vêm eles outra vez com ‘todos os negros são parecidos…'”, escreveu, no X, republicando um post de outro utilizador com imagens do mesmo evento de 2001 e o comentário: “Aqui está P Diddy com Kamala Harris. P Diddy foi detido por tráfico sexual! Quem acha que ele deve expor toda a gente em Hollywood?”

Resposta de Montel Williams, no X

Conclusão

A fotografia em que, alegadamente, Kamala Harris aparece sorridente ao lado do rapper P. Diddy foi manipulada. A imagem original data de 2001 e a democrata está ao lado do então namorado e não do cantor norte-americano.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge