Várias publicações a circular online informam que foram enviadas tropas francesas para a Roménia com o objetivo de seguirem, depois, para Odessa, na Ucrânia, para lutarem contra as tropas russas. Os utilizadores alegam mesmo que “França entra na guerra”. Os posts são acompanhados por uma captura de ecrã de uma publicação da “FranceNews24”.
De facto, questionado sobre um possível envio de militares para o campo de batalha, o Presidente francês, Emmanuel Macron, respondeu que “nada deveria ser descartado”, mas não assumiu qualquer envio de tropas. O chefe de Estado afirmou que Paris nunca iniciaria uma ofensiva contra a Rússia e que França não estava em guerra com Moscovo.
Macron: envio de tropas ocidentais para a Ucrânia não deve “ser descartado” no futuro
Ao canal francês TF1info, fonte militar confirma que não houve uma mudança de postura por parte das tropas francesas desde as declarações de Emmanuel Macron.
Quanto à presença de grupos de combate da NATO na Roménia, é público que a aliança atlântica tem forças compostas por militares de várias nacionalidades em países como Bulgária, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia e Eslováquia. A NATO afirma que esta presença na região leste do território da aliança, que aumentou desde a invasão russa da Ucrânia, é de” dissuasão e defesa”.
Conclusão
As alegações feitas nas publicações em análise neste artigo foram desmentidas ao canal televisivo francês Tf1info. O Presidente francês também já afirmou que nunca seria Paris a iniciar uma ofensiva contra as tropas do Kremlin.
Para além disto, a imagem partilhada nas publicações em análise aparenta ser uma captura de ecrã de um post da página France News 24 no X (antigo Twitter), mas essa publicação não existe, foi apagada.
A 14 de março, a mesma data que aparece nas capturas de ecrã que estão a ser veiculadas nas redes sociais, a France News 24 faz um desmentido, no entanto não identifica que notícia tinha erros: “Gostaríamos de pedir desculpas sinceramente por um erro recente em um dos nossos tweets. Uma fonte não verificada e conspiratória foi citada inadvertidamente”.
A France News 24 não parece veicular informação fidedigna. O website que consta na página do X deste aparente meio de comunicação social não é atualizado regularmente. Não há também qualquer informação sobre a empresa, sede, fundadores e os artigos não são assinados por jornalistas, mas sim pelo canal.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.