Foram muitos os atletas ucranianos que decidiram abandonar as respetivas modalidades para combater a invasão russa: o judoca Georgii Zantaraia, que até representou o Sporting; o pugilista Vasiliy Lomachenko, que chegou a ser bicampeão mundial; ou o tenista Sergiy Stakhovsky, que terminou a carreira no passado mês de janeiro depois do Open da Austrália. Um contexto que abriu a porta a mal entendidos e conclusões precipitadas sobre o envolvimento de outros desportistas no conflito.
Na sequência dessa premissa, surgiu na rede social Facebook uma imagem onde era possível ver um grupo de jovens rapazes, todos fardados e armados; logo abaixo surgia outra fotografia com a equipa de futebol do Dínamo Kiev, numa associação direta entre os dois momentos. Na legenda, lia-se: “Isto é lindo! Muitos jogadores da bola pegavam nas malas e siga para um paraíso tropical até a tempestade passar… Estes senhores não! Amor ao país e à camisola!”. Na própria imagem, aparecia a alegada explicação: “Equipa do Dínamo Kiev larga as chuteiras e veste farda militar em defesa do seu país. Amor à pátria acima de qualquer coisa. Parabéns, guerreiros, por lutarem fora das quatro linhas.”
Ora, à Reuters, o próprio Dínamo Kiev garantiu que nenhum jogador do clube está na imagem do grupo de elementos fardados. Segundo a agência, a fotografia foi originalmente publicada na página de Instagram do Gonor, um grupo nacionalista de extrema-direita da Ucrânia, a 24 de fevereiro — ou seja, no dia em que começou a invasão russa. Na legenda da imagem, em ucraniano e também de acordo com a Reuters, pode ler-se: “Boa noite a todos. Morte aos invasores! Glória à nação!!!”.
A fotografia, que entretanto se tornou viral nas redes sociais não só em Portugal como um pouco por toda a Europa, foi também partilhada no Instagram de Serhii Sternenko, membro do Gonor que está presente na imagem. À Reuters, Sternenko garantiu: “Somos membros do ‘Gonor’, não do Dínamo Kiev”.
Conclusão
A alegação de que a imagem mostra a equipa do Dínamo Kiev fardada e pronta a combater contra as forças russas que invadiram a Ucrânia é falsa. O grupo de elementos fardados representado na fotografia não pertence ao Dínamo Kiev mas sim ao Gonor, um grupo nacionalista de extrema-direita da Ucrânia.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook