Com a eleição presidencial norte-americana cada vez mais próxima, multiplicam-se também as notícias falsas e as montagens tendenciosas que visam os candidatos à Casa Branca. Foi o que aconteceu numa publicação feita no Facebook, a 3 de abril, que sugere que Travis Kelce, namorado de Taylor Swift (que há quatro anos apoiou Biden na corrida), usou uma camisola com a mensagem “Trump ganhou”. O jogador da NFL aparece na fotografia partilhada de mão dada com a cantora e a legenda refere que “O sr. Pfizer foi apanhado pelo fotógrafo da Kate Middleton com um novo emblema”.
Mas a fotografia que foi partilhada é uma montagem. A fotografia original foi publicada a 27 de março pela revista ELLE e foi tirada a 20 de março durante as férias de Travis Kelce e Taylor Swift, nas Bahamas. Na imagem original, o jogador da NFL tem uma camisola branca, que não tem qualquer emblema ou mensagem inscrita. Aliás, na publicação da revista é feita a descrição da roupa do casal: “Kelce usava os seus calções de banho azuis com uma camisola branca.”
E esta já não é a primeira vez que Taylor Swift e Travis Kelce estão envolvidos em notícias falsas a propósito das eleições, quer para o lado de Trump, quer para o lado de Joe Biden. Já chegaram a ser feitas publicações que indicavam, por exemplo, que o casal iria abandonar os Estados Unidos se Donald Trump fosse eleito em novembro. No entanto, esta informação nunca apareceu em nenhum órgão de comunicação social e apenas foi partilhada nas redes sociais sem qualquer indicação da respetiva fonte.
Publicamente, o jogador da NFL nunca mencionou preferência por qualquer um dos candidatos que está neste momento na corrida à presidência da Casa Branca, cujas eleições acontecem já em novembro deste ano. Certo é que a namorada é vista como uma influência no eleitorado e, apesar de não ter ainda demonstrado o seu apoio a nenhum dos candidatos, em 2020 apoiou Joe Biden.
Ainda sobre a legenda da publicação partilhada no Facebook, o utilizador em questão chama “sr. Pfizer” a Travis Kelce, precisamente porque o jogador participou numa campanha de sensibilização desta farmacêutica para sensibilizar os norte-americanos a vacinarem-se contra a Covid-19.
Conclusão
A informação partilhada no Facebook é falsa. A fotografia que sugere que o namorado de Taylor Swift vestiu uma camisola com a indicação de que “Trump ganhou” as eleições é uma montagem. Na fotografia original, tirada durante as férias do casal em março deste ano, a camisola que TravisKelce veste é branca, sem qualquer imagem ou frase.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.