No dia 14 de março de 2024, mais de dois meses antes da convocatória de Roberto Martínez para o Euro 2024, uma publicação numa página de Facebook questionava a chamada de Otávio Monteiro à seleção portuguesa, depois de uma suposta atitude protagonizada pelo jogador. O post mostra uma fotografia em que se vê o jogador do Al-Nassr — numa postura agressiva — a ser agarrado pelos colegas bem perto do seu treinador, o também luso Luís Castro.

Na legenda de uma das publicações que partilham a mesma ideia, lê-se que Otávio — apelidado de “boneco” — “queria bater no treinador”. O ex-jogador do FC Porto nunca foi consensual na Seleção, tendo sido inclusivamente assobiado em alguns jogos que fez de quinas ao peito, principalmente na casa dos rivais. Mas terá mesmo Otávio tentado bater em Luís Castro? Não, essa ideia é falsa.

A apesar da postura agressiva e de estar próximo de Luís Castro, o jogador luso-brasileiro não se estava a dirigir ao seu treinador. Aliás, pela imagem, é possível ver que o técnico português não está, de todo, a olhar para Otávio, sendo que o médio também não parece estar focado na direção do treinador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem é verdadeira, mas tem outro contexto: a foto foi tirada nos confrontos do final do jogo entre Al-Nassr e Al-Ain, dos quartos-de-final da Liga dos Campeões Asiática deste ano, que aconteceu no dia 11 de março de 2024 e terminou com a eliminação da equipa dos portugueses, onde também milita Cristiano Ronaldo. Após o apito final, os jogadores das duas equipas entraram em conflito e, como se pode ver pelas imagens captadas pelo jornalista Khalid Alolyan, Otávio estava presente e teve de ser afastado.

A partir do minuto 0:30, conseguimos ver o internacional português a vir da direita, sendo depois agarrado por um colega, que tenta conter a fúria do médio. Esse colega é precisamente o mesmo que se vê na imagem da publicação. Já Luís Castro não aparece no vídeo do jornalista, mas o contexto é bem definido. Para além disso, não foi noticiada nem documentada qualquer agressão ao técnico português por parte de Otávio.

Conclusão

É falso que o internacional português Otávio tenha agredido (ou tentado agredir) o compatriota e seu treinador Luís Castro. A imagem publicada confia num golpe de vista para espalhar uma ideia falsa. O jogador estava em conflito com a equipa adversária e não com o próprio técnico, depois da eliminação da Liga dos Campeões Asiática.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge