Os constantes aumentos dos preços dos combustíveis em Portugal têm levado a diferentes formas de contestação no país. E na rede social Facebook surgiu uma publicação, de dia 24 de julho, onde se refere uma alegada diferença substancial desses mesmos preços, em comparação com o país vizinho: “Preços dos combustíveis em Espanha. Viva o socialismo português”. Nessa imagem pode-se ver, por exemplo, um preço da gasolina 95 sem chumbo — 1,399 euros.
Em primeiro lugar, analisando somente a imagem em questão, não se percebe se, de facto, estamos perante uma tabela de preços de combustíveis de uma qualquer estação de serviço em Espanha.
Depois, segundo a Global Petrol Prices, que segue os preços de mais de 150 países no mundo inteiro e tem uma carteira de clientes reputada (da Barcklays à Petrobras ou à Tesla passando também por diferentes órgãos de comunicação social como o The New York Times), o preço da gasolina em Portugal, no dia 7 de agosto deste ano, estava nos 1,824 euros. Já o do Diesel tinha ficado nos 1,692 euros. Esta informação é atualizada semanalmente. Já em Espanha, que é o país diretamente visado pelo autor da publicação original, no que diz respeito à gasolina, o preço ficava-se pelos 1,672 euros, por exemplo. Mas isso foi esta semana. Ainda assim, vale a pena registar que a diferença substancial de preço que o autor apregoa não se verifica neste período.
Olhando para o dia 24 de julho, o preço era ligeiramente diferente. O litro de gasolina custava 1,62 euros em Espanha. Esse preço pode ser confirmado tanto na Global Petrol Prices como noutros sites da especialidade como o Fuelo. Nesse mesmo dia, em Portugal, o preço estava nos 1,75 euros. O que dá, utilizando todos os dados disponíveis, uma diferença de preço de cerca de 13 cêntimos — contrariando a informação partilhada pelo autor, que aponta para uma diferença de cerca de 35 cêntimos entre os dois países.
Por último, é importante referir que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos analisou os preços médios praticados na União Europeia no segundo trimestre de 2023 e chegou à conclusão que, por causa dos impostos, Portugal praticou preços mais altos do que Espanha. Olhando para a gasolina 95 simples, “Portugal praticou um Preço Médio de Venda (PMV) sem impostos de 2,9 cêntimos/litro inferior ao de Espanha, só que uma maior carga fiscal (51%)”. Ou seja, o PMV português com impostos foi cerca “de 6,5 cêntimos/litro superior ao de Espanha”. Quanto ao gasóleo, o preço sem impostos foi menos 3,4 cêntimos/litro do que no país vizinho, mas o peso fiscal foi maior: 46% contra 43% de Espanha, o que fez com que se praticasse um preço 0,8 cêntimos/litro maior do que o outro país da Península Ibérica.
Conclusão
Não é verdade que em Espanha se tivessem praticado, durante o final do mês de julho, preços de combustíveis francamente mais baixos. Não se sabe a origem da imagem, por um lado, nem tampouco a que país se refere. Mas, olhando para os dados disponíveis, verifica-se que, no caso do preço da gasolina, por exemplo, as variações entre os dois países não vão além dos 15 cêntimos. Sim, Portugal tem uma gasolina mais cara do que Espanha nas datas analisadas, mas, sobretudo, por causa da carga fiscal.
Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.